Literatura

Booktubers, um novo tipo de entretenimento literário

Assim como os bloqueios criativos para os artistas, por vezes os amantes de leitura têm dificuldade em saber o que ler. Ou porque sentem que já leram quase tudo o que há para ler de um certo género, ou porque só têm lido livros que não lhes têm despertado a atenção, ou até porque nenhum livro “bate” as expectativas.

É nestes momentos de “desespero literário” que recorremos a familiares, amigos, artigos ou até a influencers, para que estes apostem as suas melhores cartas numa obra que nos tire deste bloqueio.

Nesta última enumeração, refiro-me especialmente a youtubers de Literatura, popularmente chamados de Booktubers. Os booktubers, além de entenderem e estarem dentro do mundo literário, são pessoas que nos podem proporcionar um novo tipo de entretenimento, ainda relacionado com o que amamos: livros.

Deste modo, vou referir algumas das minhas booktubers favoritas que, além de vos poderem aconselhar livros de qualidade, são também muito criativas nos seus conteúdos!

Sem mais demoras, aqui estão as YouTubers literárias…

Bel Rodrigues

A Bel está em primeiro lugar nesta lista, pois considero que o canal e comunidade que criou são únicos e atrevo-me a dizer que é das melhores influencers literárias atuais.

Bel Rodrigues é uma youtuber, formada em Publicidade e Propaganda, que comanda um canal com o seu nome. Tem nacionalidade brasileira, é de Tubarão, Santa Catarina, está na plataforma desde 2013 e, neste momento, conta com mais de 800 mil subscritores.

No seu canal, podemos encontrar recomendações e resenhas de livros, comparações entre obras literárias e cinematográficas e, ocasionalmente, conteúdo sobre filmes, séries de TV e criminologia, um tema que apaixona a youtuber.

Para além dos diversos tipos de conteúdo referidos, a criadora de conteúdo também é conhecida por várias “séries” originais que faz no seu canal, como por exemplo Criar Personagens Literários no The Sims4ou aPlaylist do livro.

Mas, fora o seu canal de YouTube principal, Bel tem outros projetos, tais como: “O Clube da Rainha, uma página no Instagram, onde a youtuber lê e comenta, com os seus fãs, os livros da sua autora favorita, Agatha Christie; o seu canal na Twitch, onde faz leituras em conjunto com os fãs, livestreams de estudo/trabalho e joga; outros dois canais de YouTube, onde num publica os melhores momentos das suas livestreams e no outro algumas gameplays que fez; e por fim, o livro de autoria própria, “13 Segundos”, que lançou em 2018.

Por isso, se não souberem o que ler, ou se apenas quiserem um bom conteúdo para verem enquanto relaxam, aconselho vivamente a visitarem o canal e os projetos da Bel Rodrigues. Não se vão arrepender.

Bel Rodrigues, com um livro da sua autora favorita.
Fonte: YouTube

mafalda is reading

mafalda is readingé uma youtuber portuguesa de 23 anos que faz vídeos em inglês sobre as suas últimas leituras.

Dos seus vídeos mais populares, podemos encontrar diversos hauls (novas aquisições de livros), organização da sua estante de livros e listas de leituras ou autores que a youtuber aconselha.

Fora o seu canal de Youtube, Mafalda também têm um Bookstagram – um Instagram focado em Literatura – e está envolvida noutros projetos, como os seus dois clubes do livro – twentysmtgbooke nonfiction baddies – onde é uma das anfitriãs principais.

Nas suas redes sociais, especialmente no Twitter, a youtuber apoia outros booktubers, por isso, se gostarem do tipo de conteúdo que a Mafalda publica e estiverem interessados noutros criadores de conteúdo semelhantes, aconselho a passarem pelo seu canal e redes sociais e talvez encontrem o vosso livro predileto…

Mafalda com os livros que comprou em março.
Fonte: Twitter

Alexandra Roselyn

Alexandra Roselyn é uma estudante e booktuber norte-americana que está na plataforma desde 2015 e o seu canal conta com mais de 30 mil subscritores.

Talvez por já ter alguma experiência, por ter sido bibliotecária, Alexandra produz conteúdos muito originais para o seu canal, como, por exemplo: aconselhar livros para todos os tipos de gostos e, o meu estilo de vídeos preferido, para todo o tipo de estéticas (ex: Dark Academia); apresentar a sua estante e coleção de livros, que decora consoante a época do ano; e book hauls que chegam a ter 40 minutos, onde fala sobre as expetativas para cada livro que adquiriu.

Para além do seu canal, a youtuber criou um clube do livro juntamente com Kalyn Abridged, outra booktuber. O clube A Touch of Whimsy foca-se em ler e em comentar, uma vez por mês, livros indicados para o ensino médio, com o objetivo de estimular a leitura nos jovens e acabar com o estigma de que “apenas a leitura dos clássicos é importante”.

Alexandra ainda tem, como projeto fora as aulas, o clube e o seu canal de YouTube, o seu Bookstagram, onde vai atualizando os seus seguidores sobre as suas últimas leituras e os mais recentes updates no seu canal.

Se ficaram curiosos com a criatividade e percurso de Alexandra Roselyn, recomendo que deem uma vista de olhos no seu canal, bem como nos seus projetos.

Alexandra a revelar os livros que o seu clube de leitura escolheu para o trimestre.
Fonte: Twitter

Espero que gostem das booktubers que mencionei e que se identifiquem com elas, pois considero que são três mulheres que criam conteúdos muito originais e interessantes.

Mas, antes de o artigo chegar ao fim, queria só partilhar a curiosidade que redescobri ao escrever este artigo que é o canal que o autor John Green tem com o seu irmão, Hank Green: vlogbrothers. O canal destes irmãos não tem o foco específico em Literatura (ainda que seja um tema que abordem de vez em quando), mas em cultura considerada nerd. Os vídeos, no geral, não ultrapassam os 4 minutos, então penso que seja uma ótima fonte de conhecimento e entretenimento rápido! Aconselho a darem uma oportunidade ao canal dos irmãos Green, especialmente ao vídeo em que o autor refere como as capas dos seus livros são feitas!

John e Hank Green num dos vídeos do canal vlogbrothers.
Fonte: Hank and John

Protejam-se e boas leituras.

Fotografia de Capa de Mariana Colaço

Artigo revisto por Inês Pinto

Mariana Colaço

Por ter muitas paixões, Mariana é conhecida por estar envolvida em “mil coisas ao mesmo tempo”. Atualmente no curso de Publicidade e Marketing, mas com um (outro) grande amor pela escrita, escreve artigos onde consigam transmitir a emoção que sente sobre certos temas, não esquecendo de abordar também conteúdos importantes. Tem ainda o sonho de visitar o Japão e de um dia poder saber o que esteve por detrás do processo criativo da música Sunflower Vol.6.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *