Moda e Lifestyle

INOKEM arranca com a maior campanha de sensibilização para reutilização de embalagens em Portugal

É uma prática comum deitar para o lixo as embalagens quando os produtos acabam e são ainda poucas, infelizmente, as pessoas que as reutilizam, até porque muitas não sabem o que pode ser feito com estas embalagens. Em 2018, a Agência Portuguesa do Ambiente comunicou à ZERO que 478 mil toneladas de embalagens de plástico foram parar aos caixotes de reciclagem das casas portuguesas. Pior do que isto é que, segundo a Sociedade Ponto Verde, apenas 72 mil toneladas foram recicladas, ou seja, apenas 15%.

Tendo isto em conta, a INOKEM, que procura desde a sua fundação, em 2007, seguir práticas cada vez mais sustentáveis e sensibilizar os portugueses para hábitos não prejudiciais ao meio ambiente, lançou, no passado dia 24 de março, a maior campanha de sensibilização para a reutilização de embalagens em Portugal. Spoiler: há um passatempo.

A INOKEM é uma empresa 100% portuguesa, especialista no desenvolvimento de soluções premium de desinfeção e limpeza biodegradáveis e focada no bem-estar dos consumidores. A sua fundação teve como objetivo dar resposta às necessidades de mudança que o setor exigia, mas também conseguir alcançar visibilidade mundial. 14 anos depois, a marca continua a focar-se na qualidade e no ambiente, desenvolvendo soluções eco-friendly através do seu uso pioneiro no setor da bioquímica e da biotecnologia.

É honrando o seu compromisso com a sustentabilidade que a INOKEM lançou, agora, esta campanha de sensibilização que está em vigor até dia 24 de abril e que consiste em dar a conhecer várias formas de reinventar as embalagens que já não são utilizadas. Como? Usando a criatividade – e a irreverência – para lhes dar uma segunda vida.

Fotografia cedida pela INOKEM

A esta campanha, está associado o passatempo #ECOlife Rebuild it, que está a decorrer no Facebook e Instagram da INOKEM Biotech Shop. Para participar, basta: 

  • Seguir a página de Instagram da INOKEM; 
  • Colocar like na publicação referente ao passatempo; 
  • Mencionar um amigo nos comentários; 
  • Publicar em story ou post a criação/reutilização de embalagem(s) com a hashtag #ECOlife e com tag da página @Inokempt.

As participações vão ser avaliadas tendo em conta a criatividade e utilidade e os jurados são de diferentes áreas profissionais: Design (Maria Alenquer, Design Manager na INOKEM), Empreendedorismo (Pedro Santos Martins, CEO INOKEM), Sustentabilidade (Sandra Dias, jornalista no Terramotto), Comunicação (Catarina Miguel, PR Consultant na Adagietto) e Digital (influenciadoras que administram as páginas de Instagram @janine_poupadinhos, @maternidadedescomplicada, @organizarcomalma e @conxitamaria.organizer). 

Após a apreciação do júri, os três vencedores escolhidos vão receber, respetivamente, vouchers de 300€, 200€ e 100€ para a aquisição de produtos na loja online da marca. 

O regulamento do concurso está disponível aqui e o vídeo promocional da campanha pode ser visto aqui

Imagem de capa: Cedida pela INOKEM

Artigo revisto por Adriana Alves

Avatar

A determinada altura percebeu que o melhor era levar a vida com leveza e humor e isto está presente também na sua escrita. Contudo, como acontece a todos, às vezes também se sente confusa, mas escrever sobre o que está a sentir ajuda-a sempre a clarificar e arrumar as ideias na cabeça. Na ESCS Magazine encontrou um espaço onde pode escrever sobre vários temas que são do seu interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *