Artes Visuais e Performativas

Bryan Adams, um Artista

bryanBryan Adams inaugurou Bryan Adams Exposed, uma exposição de fotografia, em Cascais. O canadiano, que conquistou o mundo com a sua música, conquista-o agora, de novo, com a sua maneira de olhar para as pessoas de forma íntima e direta.

Duas salas constantes, duas realidades diferentes: o segundo andar encontra-se dividido. De um lado podemos observar o lado sofisticado e elegante das estrelas portuguesas e internacionais, pessoas que contribuíram para a atualidade, e que, aos olhos do fotógrafo, transmitem o lado “bom” do nosso mundo. Entre nomes de destaque internacional, como Kate Moss e Mick Jagger, estão também nomes portugueses, como Ana Moura e José Mourinho. O fotógrafo procurou ter algo português nesta exposição, mostrando o carinho que sente pelo país e pelos anos que aqui viveu.

A outra divisão é ocupada por estrelas que marcaram o mundo de uma outra forma e que mostram o lado “mau” do nosso mundo atual. São estrelas cujos nomes e caras não conhecemos, mas que o artista nos quer apresentar: os soldados britânicos que combateram no Iraque e no Afeganistão, mutilados e marcados fisicamente pela guerra. É o contraste absoluto com o que vemos na sala ao lado.

Bryan Adams mostra-nos o bom e o mau e lembra-nos de como é tão fácil olhar para o primeiro e esquecer o segundo. Falamos todos os dias dos soldados que voltam das guerras, seja por que motivo for, mas esquecemo-nos de quem eles são e da história de sofrimento que carregam. Bryan Adams apela, através das suas fotografias, a que não nos esqueçamos destas pessoas.

A exposição está presente no Centro Cultural de Cascais até dia 1 de Fevereiro de 2015, mostrando um lado desconhecido do cantor. Uma boa aposta para um grande fã do artista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *