Literatura

Que livros andamos a ler?

A literatura também é de modas, e prova disso são os tops diariamente actualizados que os livreiros fazem questão de divulgar. As obras mais recentes, os títulos mais provocadores, as histórias mais conhecidas ou até os autores mais polémicos – tudo factores que contribuem para o sucesso (ou insucesso) de uma edição. A ESCS MAGAZINE andou a espreitar o que anda por aí nos lugares cimeiros dos tops da Fnac e da Bertrand, e cá ficam os livros a que vale a pena estar atento.

Ambas as listas colocam nos dois primeiros lugares o novo romance de José Rodrigues dos Santos, “A Chave de Salomão”, e o thriller “O Assalto”, de Daniel Silva, uma edição também recente. A diferença é precisamente o primeiro lugar: enquanto a Fnac dá o topo a José Rodrigues dos Santos, a Bertrand coloca Daniel Silva à frente. Independentemente da ordem, são os dois livros a merecer maior destaque atualmente em Portugal – uma aposta certa para quem se quer ir mantendo a par do que vai saindo.

Outro título a merecer destaque é “Guia Prático de Maquilhagem”, de Inês Franco. Aparece no top cinco de ambas as lojas e destaca-se por aguentar esta posição no meio dos livros de ficção que dominam estes topos. Com um público-alvo bem determinado à partida, é uma obra a ter em conta como um bom conselheiro.

Destacamos ainda “Toda a Mafalda”, uma edição comemorativa dos 50 anos de uma das personagens de banda desenhada mais famosas da história, presente nos dois catálogos. A pequena Mafaldinha continua a questionar o mundo dos adultos e a deliciar os leitores do cartoonista Quino.

“Prometo Falhar”, de Pedro Chagas Freitas, e “Galveias”, de José Luís Peixoto, são títulos que também merecem o destaque das duas lojas. Seja pelo prazer de ler o que anda a ter sucesso ou até para quem acha que um livro é o presente certo para alguém, estes tops são orientadores fortes em relação ao que se anda a comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *