Cafés para fugir ao frio

O Natal e o princípio das férias (embora curtas e cheias de trabalho) aproximam-se e a vontade descansar e espairecer longe do stress e junto dos amigos e da família aumenta. De forma a aproveitarem melhor este tempo, a Capital sugere-te cafés que não deixam o frio entrar!

Mais que Menos
Este café pequenino e aconchegador situa-se em Miraflores e distingue-se dos restantes da zona pela sua decoração cuidada e natalícia, agora nesta época. Mais que Menos é fácil de ser encontrado pelo carrinho de gelados às riscas vermelhas à porta do espaço, chamando logo a atenção de quem por ali passa. Aqui, só se comem coisas boas e a oferta é bastante variada:  chá, cafés, waffles, crepes, batidos, sumos naturais e snacks saudáveis. Para os mais corajosos e para os dias bons de Inverno, aqui também se comem gelados e há a possibilidade de usufruir da esplanada exterior, também decorada a rigor, com almofadas com diversos padrões nas cadeiras. Durante esta época, é possível encomendar bolos para o Natal, como bolo de chocolate, tarte de maçã, tarte de amêndoa e muito mais.
mais-que-menos

Pois, café
Este é o típico café que nos faz sentir em casa. Mesmo ao pé da Sé de Lisboa, para quem passa na rua o Pois, Café parece um café misterioso pelas suas cortinas a tapar o interior. Ao passar as cortinhas, parece que entrámos numa sala de alguém acidentalmente, onde nos deparamos com sofás, mantas, almofadas, baús a fazer de mesa, quadros na parede e uma estante com livros. Para além desta decoração que nos faz automaticamente aquecer, as especialidades da casa são de deixar água na boca: há o menu do dia, que inclui prato do dia e sopa; no menu fixo há sanduíches, tostas e saladas; bolos deliciosos como strudel e os mais variados brunches, como o Pois, Brunch, Brunch Vital e Eggs Brunch.
pois-cafe

Noobai
Situado no Miradouro de Santa Catarina (ou Adamastor), o Noobai é conhecido pela sua esplanada sobre o rio e a sua vista de cortar a respiração. Aqui, estar numa esplanada no Inverno não significa “morrer de frio”. Para além do aquecimento e das mantas coloridas que fornecem a quem relaxa ao ar livre e aprecia a vista sobre a cidade, uma das opções do menu é vinho quente com laranja e especiarias que irá aquecer qualquer um. O Noobai está localizado privilegiadamente de forma a que o Sol incida sobre a esplanada a maior parte das vezes, o que fará juntamente com as mantas e o vinho quente que sintas quase como se não fosse Inverno.
noobai

Kaffehouse
O café vienense Kaffehouse é uma excelente opção para os dias de mais frio. O seu interior está decorado com um gigante quadro com posters de ópera, filmes e teatros austríacos e são disponibilizados diversos jornais e revistas internacionais para consulta.
Aqui servem pratos típicos austríacos, como é o caso do sachertorte, strudel de maçã e café com chantilly, do prato tradicional vienense schnitzel e, para aquecer, há uma vasta escolha de chocolates quentes como o “Zotter”, um chocolate artesanal austríaco, de comércio justo e com vários sabores, e também várias especialidades quentes, como Franziskaner (meia de leite com chantilly) e Maria Theresia (café com licor de laranja).
kaffehouse

Fábrica Lisboa
Este café é perigoso: faz-nos apaixonar no minuto em que entramos e faz-nos lá querer ficar durante muito tempo. Para começar, a decoração deste espaço é fabulosa: há telefones fixos antigos sobre as mesas, uma parede coberta por várias prateleiras com caixas, panelas, relógios antigos e ainda uma televisão antiga; basicamente, poderíamos passar horas aqui a observar cada detalhe da decoração. O fabrico é feito na loja e diariamente saem fornadas de pão e croissants (especialidade da casa) que podem ser combinados com compota, Nutella, doce de ovos, salmão e Philadelphia, queijo e fiambre ou ser simples. Para acompanhar, sugerimos o café retirado da primeira máquina profissional da Delta, que remonta aos anos cinquenta. Outra opção poderá ser o já famoso cheesecake da casa. Este espaço reúne assim todas as condições para se passar um bom fim de tarde enquanto faz frio lá fora.
fabrica-lisboa

Fábrica Coffee Roasters
Este é o local imperdível para qualquer amante de café. Aqui, o café pode vir em forma de expresso, normal, duplo, macchiato, americano, caffe latte ou cappuccino. Há ainda mais opções, com o nome brewing: Aeropress, V60, Kalita e Chemex, tudo formas diferentes de produzir e servir café de filtro de elevada qualidade. O café chega ainda verde à loja e vem do Brasil, Colômbia e Etiópia e depois é torrado e moído no local, servido no momento ou colocado em embalagens de duzentos e cinquenta ou quinhentos gramas para venda.
fabrica-coffee-roasters

Procópio
Aberto há 42 anos, o Procópio é uma verdadeira máquina do tempo e o local ideal para fugir do frio à noite. Este espaço passa despercebido: à primeira vista, parece apenas uma casinha coberta por trepadeiras, escondida no Jardim da Amoreiras. Para entrar, temos de tocar à campainha e, quando se entra, encontra-se um espaço com decoração Arte Nova. Por aqui encontram-se intelectuais e políticos, mas também amigos que pretendem pôr a conversa em dia. É o ideal para beber uma imperial com um pratinho de pipocas oferecido pela casa.
procopio

Artigos recentes

The (not so) Good Place

Estás à procura de uma série curta e divertida para fazer binge-watching durante a quarentena? The Good Place pode ser a melhor opção. Esta série

Ler mais »

SNS e o suicídio

Não saber que o Sistema Nacional de Saúde é lento é como não saber que data é 1143: é sinal de que não se é

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *