Atualidade,  Informação

Cavaco Silva: “Foi para mim um enorme privilégio servir Portugal”

pescada

Após dez anos de mandato, Cavaco Silva está de partida. Naquela que se diz ser a última intervenção enquanto Presidente da República, antes de deixar o cargo esta quarta-feira, o presidente cessante discursou na Câmara Municipal de Cascais, onde recebeu a Chave da Vila e o título de Cidadão Honorário do Município.

Durante o discurso, Aníbal Cavaco Silva mostrou-se grato aos portugueses, realçando o “enorme privilégio” que foi servir Portugal, e disse ter procurado agir “sempre, em consciência, de acordo com o superior interesse nacional, no cumprimento da Constituição da República e sem olhar a outro critério que não o da procura de um futuro melhor para as novas gerações de portugueses”.

O ainda chefe de Estado não pôde também deixar de mencionar “o espírito lutador” que define os portugueses, afirmando que, “muito para além dos ciclos políticos e da conjuntura”, é “testemunha de que há um país que não desiste e de que há um povo que honra as vitórias, as conquistas e as Descobertas que ilustram a nossa História”. Houve um tom positivo no discurso do Presidente, que disse terminar o seu mandato com “redobrada certeza da garra e da mestria dos portugueses, com a mesma fé num futuro de maior coesão e justiça social para o nosso país”.

O Presidente da República foi ainda homenageado por Carlos Carreiras, do PSD, que discursou antes dele. “Com o Presidente Aníbal Cavaco Silva (…) houve estabilidade, previsibilidade e normalidade”, disse Carreiras, acrescentando ainda que a batalha por estes valores promovida por Cavaco, “num tempo muito particular e anormal, terá grande amplitude presente e futura.” Por sua vez, a oposição camarária (PS e PCP) faltou à sessão solene, uma vez que terá votado contra a homenagem da autarquia ao Presidente.

Cavaco Silva deixará as suas funções nesta quarta-feira, 9 de Março; funções essas que serão assumidas pelo Presidente Eleito Marcelo Rebelo de Sousa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *