Atualidade,  Informação

Apple: há um novo vírus a circular pelos Macs

Captura de ecrã 2016-03-13, às 02.45.09

Não é incomum encontrarmos pessoas que acreditam que os computadores da norte-americana Apple são livres de vírus. Contudo, o universo dos Macs e dos iPads tem, na verdade, uma nova ameaça que pode deitar por terra esta crença. Foi detetado o primeiro vírus do tipo ransomware num dispositivo da Apple e chama-se «Keyranger». Ao contrário de muitos outros, este tem uma particularidade: tem de ser pago.

O vírus Keyranger bloqueia o disco rígido (ou seja, a memória / armazenamento do computador) levando a que corra o risco de perder todos os ficheiros. Os seus trabalhos podem simplesmente ficar inacessíveis, a não ser que pague uma quantia avultada que o vírus vai pedir. O Observador aponta como exemplo um caso em que um hospital dos Estados Unidos da América, em Las Vegas, pagou 17 mil dólares (mas em bitcoins, a moeda da Internet) para conseguir voltar a aceder ao sistema e aos seus ficheiros.

Muitos dos casos onde o vírus funcionou passaram por computadores que tinham a aplicação de download de torrents Transmission instalada, e que receberam uma falsa atualização que prometia melhorar o programa. Na verdade, ao fazer o update, tudo o que vinha para o dispositivo era o vírus Keyranger. Como revelado, os ficheiros ficaram encriptados e apenas com o pagamento poderiam voltar a estar acessíveis novamente.

Perante a situação, a empresa norte-americana (e uma das mais poderosas do mundo) lançou uma resposta de imediato, impedindo que houvesse novas instalações. Por outro lado, os responsáveis pela Transmission avançaram com uma nova atualização, livre do vírus, e que promete apagar a «infeção» do computador. Da parte de outros especialistas, aconselham que se restaure o sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *