China conta com a Grécia para projeto de desenvolvimento comercial

China e Grécia deverão assinar diversos acordos no setor da economia. O presidente chinês está em visita oficial durante três dias à nação europeia para negociar parte do projeto “Novas Rotas da Seda”. O objetivo é aproximar a China de diversos países.

Fonte: ARIS MESSINIS / POOL/EPA

O Presidente chinês está na Grécia, acompanhado do seu Ministro do Comércio, até quarta-feira, numa visita oficial para negociar o projeto “Novas Rotas da Seda”. Xi Jinping e a sua delegação foram recebidos em Atenas. Nas negociações previstas inclui-se a assinatura de dezasseis acordos em várias áreas do setor económico.

“A China e a Grécia veem-se como aliadas naturais no desenvolvimento das ‘novas rotas de seda’”, afirmou Xi Jinping no seu encontro com o presidente grego. Os acordos, que serão assinados para o desenvolvimento do projeto, aplicam-se às áreas da energia, expedição comercial, agricultura e do turismo.

O projeto pretende ligar a China à Europa, a África e ao resto do continente asiático. Para tal, será implantado um programa de investimento em diversas infraestruturas, como infraestruturas portuárias, ferroviárias e industriais. Além destas medidas, Xi Jinping quer “fortalecer o comércio bilateral e fazer investimentos no setor bancário”.

Segundo o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, “A estrada aberta irá tornar-se rapidamente numa autoestrada”.

A visita do Presidente chinês à Grécia vem no seguimento da visita do primeiro-ministro grego a Xangai na semana passada. Mitsotakis visitou a Feira de Importação de Xangai acompanhado de diversos empresários gregos.

     Artigo revisto por Mariana Plácido

Artigos recentes

Era uma vez

Versão em forma de tributo de uma Hollywood em transição da sua fase clássica para uma nova era mais escura. O “nono” de Tarantino não

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *