China conta com a Grécia para projeto de desenvolvimento comercial

China e Grécia deverão assinar diversos acordos no setor da economia. O presidente chinês está em visita oficial durante três dias à nação europeia para negociar parte do projeto “Novas Rotas da Seda”. O objetivo é aproximar a China de diversos países.

Fonte: ARIS MESSINIS / POOL/EPA

O Presidente chinês está na Grécia, acompanhado do seu Ministro do Comércio, até quarta-feira, numa visita oficial para negociar o projeto “Novas Rotas da Seda”. Xi Jinping e a sua delegação foram recebidos em Atenas. Nas negociações previstas inclui-se a assinatura de dezasseis acordos em várias áreas do setor económico.

“A China e a Grécia veem-se como aliadas naturais no desenvolvimento das ‘novas rotas de seda’”, afirmou Xi Jinping no seu encontro com o presidente grego. Os acordos, que serão assinados para o desenvolvimento do projeto, aplicam-se às áreas da energia, expedição comercial, agricultura e do turismo.

O projeto pretende ligar a China à Europa, a África e ao resto do continente asiático. Para tal, será implantado um programa de investimento em diversas infraestruturas, como infraestruturas portuárias, ferroviárias e industriais. Além destas medidas, Xi Jinping quer “fortalecer o comércio bilateral e fazer investimentos no setor bancário”.

Segundo o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, “A estrada aberta irá tornar-se rapidamente numa autoestrada”.

A visita do Presidente chinês à Grécia vem no seguimento da visita do primeiro-ministro grego a Xangai na semana passada. Mitsotakis visitou a Feira de Importação de Xangai acompanhado de diversos empresários gregos.

     Artigo revisto por Mariana Plácido

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *