Clube português vandalizado em França: “Morte aos portugueses”
A sede do clube português de Brie-Comte-Robert, a sudeste da cidade de Paris, foi vandalizada na noite da passada terça-feira. Tanto a cidade como a Frente Nacional vão apresentar queixa.
Na fachada do clube e associação de solidariedade social, a Restos, foram escritas frases de caráter xenófobo, como “Morte aos portugueses”, “Morte aos estrangeiros” e aos “ciganos” ou “Viva a FN [Frente Nacional]”.
As autoridades locais e a própria cidade mandaram pintar a fachada do edifício logo no dia seguinte, quarta-feira. Sabe-se ainda que o clube português optou por não apresentar queixa.
O nome de Morgann Vanacker, representante da Frente Nacional naquele local, estava também escrito na parede. No entanto, Vanacker nega que os apoiantes do partido liderado por Marine Le Pen sejam responsáveis pelo sucedido. “Vou fazer queixa porque os autores estão a envolver o nosso partido, a persegui-lo. Mas eles estão completamente enganados, não somos racistas”, afirmou, segundo o jornal Le Parisien.
A Frente Nacional venceu, no passado domingo, dia 6, a primeira volta das eleições regionais em França, com um resultado de 30,6%, obtendo assim um resultado histórico.