Capital,  Secções

Comer veggie, barato e bem

É quando achamos que já vimos tudo, que a nossa capital volta a surpreender com mais um cantinho por descobrir.

Desta vez não vos vimos falar de eventos, nem de cafés ou restaurantes, aliás, é mesmo isso que podemos ler numa placa situada em cima do balcão deste sítio: “Isto não é um restaurante.” – com o objetivo de não confundir os “clientes” e talvez até de os atrair…

A verdade é que quem procura este local para almoçar, jantar ou até mesmo conviver um bocado, fá-lo de mente aberta, em busca de uma experiência completamente diferente daquilo que comummente se encontra em Lisboa.
O bom ambiente, embora particular, nasce com a decoração original e com uma única mesa comprida com cadeiras de um lado e do outro, que saltam imediatamente à vista de qualquer um. De seguida, a inegável genuinidade e o à vontade de quem lá podemos encontrar são também pontos a salientar e, por fim, mas não com menos relevância: a comida.

Aqui pode-se encontrar um prato vegan diário, muito bem servido e delicioso, acompanhado de sopa por apenas três euros – no entanto, às segundas feiras é dia de “Almoço com o Forno Comunitário”, em que a refeição é pizza e, nesse caso, ainda é mais barato.

Mas afinal é um restaurante ou não é um restaurante?! “Cantina cooperativa” é o termo mais adequado para definir o espaço de refeições da RDA69 (Recreativa dos Anjos), situada no Regueirão dos Anjos, porta nº69. Sim, porque aqui não é tudo à grande e à francesa. Na RDA, deparamo-nos com um processo bastante diferente, que, tal como o nome indica, apela à cooperação: Pedes, chamam-te para ires buscar a comida, comes e, antes de pagar, lavas a louça que sujas. No meu caso, até incluiu a preparação da minha refeição e, acreditem, a pizza que fiz ficou de comer e chorar por mais.

Tratando-se de uma associação, tudo o que é necessário fazer para te tornares sócio é escrever o nome e e-mail numa folha, receber um número de sócio e, sem custos associados, passas a poder usufruir deste local, que não só permite acesso à cantina cooperativa, como também a atividades – nomeadamente, Oficina dos Computadores, Cicloficina (que se baseia na reparação de bicicletas), Ping-Pong, Boxe e Yoga, cujos horários podes encontrar no site rda69.wordpress.com.

set

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *