Conhecimento a 3,15€

Há muitas coisas a acontecer no mundo, palavras que não compreendemos e tópicos que não percebemos muito bem, mas que muita gente diz que toda a gente devia saber ou sabe. Neste artigo, venho apresentar um conjunto de livros que são muito úteis para compreender os mais variados temas, desde Educação à História do Cinema.

A fundação Francisco Manuel dos Santos, criada em 2009, é uma fundação independente, que não se identifica com uma ideologia política específica. Tem como principal objetivo responder a um problema levantado por Camões e por Fernando Pessoa: a passividade e desconhecimento de assuntos relevantes por parte da sociedade civil portuguesa –oferecendo então, informação clara, objetiva e sustentada por especialistas nos mais variados temas, a um valor acessível. É claro que, atualmente, existe uma sociedade muito mais ativa e participativa em comparação com as sociedades que os dois poetas portugueses descreviam. Ainda assim, a sociedade portuguesa continua a ser caracterizada por adjetivos semelhantes aos dessas épocas. 

Fonte: Público/ Nuno Ferreira Santos

O meu primeiro contacto com os livros da fundação foi através do meu professor de Ciência Política, enquanto falávamos da democracia portuguesa e do conhecimento partilhado pelos alunos, que era pouco mais do aquilo que estava disponível nos livros da escola e daquilo que, de vez enquanto, se ouvia na televisão. De imediato, tirou da mochila um livro roxo, cujo título era A qualidade da Democracia em Portugal e ofereceu-se para o emprestar a quem quisesse. Acabei por comprar o meu próprio e li as 127 páginas em pouco mais de algumas horas, deixando no final um livro cheio de apontamentos e marcadores, com toda uma nova perspetiva sobre a democracia portuguesa. O meu interesse não parou por aí: dois anos depois, tenho quase trinta livros da fundação sobre os mais diferentes temas, que são sempre úteis para reforçar o meu intelecto e receber elogios à minha cultura geral.

São livros pequenos, mas com muita informação objetiva e, além disso, a um baixo preço – disponível nos supermercados Pingo Doce por 3,15€ e também no website da Fundação, com preços ainda mais baratos e com um serviço de entrega que cumpre a sua função.

Revisto por Lurdes Pereira

Artigos recentes

Era uma vez

Versão em forma de tributo de uma Hollywood em transição da sua fase clássica para uma nova era mais escura. O “nono” de Tarantino não

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *