Conhecimento a 3,15€

Há muitas coisas a acontecer no mundo, palavras que não compreendemos e tópicos que não percebemos muito bem, mas que muita gente diz que toda a gente devia saber ou sabe. Neste artigo, venho apresentar um conjunto de livros que são muito úteis para compreender os mais variados temas, desde Educação à História do Cinema.

A fundação Francisco Manuel dos Santos, criada em 2009, é uma fundação independente, que não se identifica com uma ideologia política específica. Tem como principal objetivo responder a um problema levantado por Camões e por Fernando Pessoa: a passividade e desconhecimento de assuntos relevantes por parte da sociedade civil portuguesa –oferecendo então, informação clara, objetiva e sustentada por especialistas nos mais variados temas, a um valor acessível. É claro que, atualmente, existe uma sociedade muito mais ativa e participativa em comparação com as sociedades que os dois poetas portugueses descreviam. Ainda assim, a sociedade portuguesa continua a ser caracterizada por adjetivos semelhantes aos dessas épocas. 

Fonte: Público/ Nuno Ferreira Santos

O meu primeiro contacto com os livros da fundação foi através do meu professor de Ciência Política, enquanto falávamos da democracia portuguesa e do conhecimento partilhado pelos alunos, que era pouco mais do aquilo que estava disponível nos livros da escola e daquilo que, de vez enquanto, se ouvia na televisão. De imediato, tirou da mochila um livro roxo, cujo título era A qualidade da Democracia em Portugal e ofereceu-se para o emprestar a quem quisesse. Acabei por comprar o meu próprio e li as 127 páginas em pouco mais de algumas horas, deixando no final um livro cheio de apontamentos e marcadores, com toda uma nova perspetiva sobre a democracia portuguesa. O meu interesse não parou por aí: dois anos depois, tenho quase trinta livros da fundação sobre os mais diferentes temas, que são sempre úteis para reforçar o meu intelecto e receber elogios à minha cultura geral.

São livros pequenos, mas com muita informação objetiva e, além disso, a um baixo preço – disponível nos supermercados Pingo Doce por 3,15€ e também no website da Fundação, com preços ainda mais baratos e com um serviço de entrega que cumpre a sua função.

Revisto por Lurdes Pereira

Artigos recentes

Dicionário web-summitês-português

            A páginas tantas do Livro de Desassossego, Fernando Pessoa – ou Bernardo Soares, como preferirem – escreve, a respeito a língua portuguesa, a afirmação

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *