Atualidade,  Informação

Corredor das presidenciais está aberto para Trump

Depois de uma derrota pesada, Ted Cruz desistiu da corrida na madrugada desta terça-feira e deixou em aberto (e quase certa) a nomeação de Trump como candidato republicano na convenção. Do lado democrata, Bernie Sanders roubou a vitória a Hillary Clinton, mas mantém-se muito atrás da sua rival.

Ted Cruz teve uma noite difícil na volta das primárias americanas no estado do Indiana.

Aquele que é um dos estados mais populosos dos Estados Unidos trouxe surpresas e mudanças na corrida às nomeações das convenções de julho, as mesmas que ditam os candidatos republicano e democrata que se enfrentam na escolha do próximo Presidente dos Estados Unidos.

Cruz desistiu do confronto e da campanha até à Casa Branca, deixando o caminho aberto para uma possível nomeação de Trump, que obteve uma esmagadora percentagem de 53,3% de votos contra 36,6% do senador do Texas. No entanto, o magnata do imobiliário não fica sozinho: ainda que não tenha qualquer hipótese, o senador do Ohio, John Kasich, mantém-se em jogo.

De acordo com os resultados, Donald Trump é já considerado o candidato do partido republicano às presidenciais, após derrotar os 17 candidatos com os quais se iniciaram as primárias. Neste momento precisa de cerca de 200 delegados para conseguir a nomeação, ainda que esteja em jogo a votação em alguns do estados mais populosos até ao dia 7 de junho.

Para os democratas, o Indiana revelou igualmente algumas surpresas para Clinton. A ex-primeira dama não conseguiu vencer Bernie Sanders, que mantém agora uma esperança renovada na nomeação para a convenção. Ainda assim, Clinton conta com uma vantagem cerca de 800 delegados em relação ao seu rival (2202 contra 1400 de Sanders). Nas contas da candidata faltam apenas 181 delegados para chegar ao número desejado de delegados e contar com mais de metade dos representantes presentes na convenção de julho. A nomeação de Sanders é pouco provável tendo em conta a posição sólida da candidata democrata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *