Editorias, Música

Da ilha da Madeira para o topo da música portuguesa

Quando Sebastião, aos 15 anos, iniciou a sua jornada musical, poucos poderiam prever o impacto que teria na música portuguesa. Agora, conhecido como Van Zee, tornou-se o cantor mais ouvido de Portugal em 2023 – uma ascensão que surpreende até o próprio artista. 

O cantor, cujo nome artístico evoca as profundezas do oceano (Van Zee significa ‘do mar’ em holandês), compõe música que surpreende qualquer um. Desde a autenticidade criada pela fusão entre a língua portuguesa e a inglesa, até à partilha de experiências pessoais, reflexões e lições de vida, as suas melodias cativam os seus ouvintes. 

Fonte: ProDJ

As letras das músicas de Van Zee evocam frequentemente o mar. Em Para Casa, uma das suas composições mais aclamadas pelo público, o artista demonstra a sua conexão com as águas salgadas que acalentaram a sua jornada: “Perguntam se sou da ilha, não sou da ilha, mano, sou do mar”. Cada verso é uma onda. Cada refrão, uma maré.

Apesar da sua grande conexão com a ilha da Madeira, onde nasceu e viveu durante mais de metade da sua vida, Van Zee expandiu os seus horizontes quando decidiu mudar-se para os Países Baixos, logo após concluir o ensino secundário, onde estudou Gestão Hoteleira, em Amsterdão, durante dois anos e meio. Esta mudança de cenário e de vida influenciou, não apenas a sua vida pessoal, como também a sua música, resultando na mistura de inglês com português nas suas canções, já referida – uma escolha que inicialmente gerou algumas críticas, mas acabou por se tornar numa marca registada do seu estilo musical.

Fonte: SoundCloud

O ponto de viragem da sua carreira foi o lançamento de Alma Nua, considerada pelo próprio cantor como a música que transformou, sem dúvida alguma, a sua vida e alterou o seu rumo para sempre.  

O álbum do.mar, lançado em 2023, é uma obra composta por 21 músicas. Contou com colaborações de artistas como Julinho Ksd, Carolina Deslandes, Yuri NR5 e Pikika e é, mais uma vez, uma demonstração da sua jornada de vida através de faixas, nas quais partilha diversas histórias de amor, perda e redescoberta. 

Por detrás da sua rápida ascensão musical está o talento e dedicação, juntamente com o apoio do seu produtor Nort. Agora, enquanto continua a cantar e encantar o público com a sua música, Van Zee prova que não importa de onde tu vens – o mar pode levar-te a lugares onde nunca pensaste chegar.

Fonte da capa: Público

Artigo revisto por Lourenço M. Ribeiro

AUTORIA

+ artigos

A arte da comunicação sempre a fascinou. Aluna do primeiro ano de jornalismo, ficou muito entusiasmada ao ver que, ao entrar para a ESCS Magazine, poderia interligar as suas maiores paixões, entre elas a escrita e a música. Interessada pelos diversos géneros musicais, acredita que a música é a forma mais bonita que o ser humano tem para expressar os seus sentimentos. A curiosidade por conhecer melhor o mundo à sua volta e, assim, transmitir esse conhecimento às pessoas ao seu redor, foi o que a cativou para esta área.