Capital

De Istambul para Lisboa: Erasmus na ESCS

Depois de ter passado cinco meses na Turquia de Erasmus, na Universidade de Maltepe, decidi aceitar a sugestão de uma amiga e participar no programa Buddy Erasmus, recebendo e ajudando estudantes de outros países na ESCS.
A Selin e a Janset são da Turquia, estudantes de jornalismo na Universidade de Istambul.

Selin e Janset, com as suas amigas que fizerem em Erasmus

Chegaram em setembro de 2016, foi a sua primeira em Portugal e descrevem a sua experiência no nosso país como tendo sido completamente diferente da realidade delas.
Em todas as minhas experiências internacionais sou muito crítica e opinativa sobre o país, a cultura e gastronomia e por essa razão foi interessante vê-las fazer o mesmo.


Sempre que falam de Portugal, enchem o nosso país de elogios e nós percebemos porquê, não é verdade?
Exemplo disso é a segurança que sentem em Lisboa, a energia, a vida da nossa cidade, a arte e música nas ruas e obviamente os nossos famosos pastéis de nata.


Ficaram surpreendidas pela simpatia dos portugueses, foram muito bem-recebidas e encontraram sempre alguém disposto a ajudá-las. Apreciam a calma sem pressas, sem stress dos portugueses, pois vivem em Istambul, uma cidade com mais habitantes que o total de habitantes do nosso pequeno Portugal.


Gostam ainda de falar do património histórico rico que encontram, e de se depararem a todo o momento com miradouros, com vistas panorâmicas deslumbrantes por toda a cidade, sempre com música de fundo, da autoria de um qualquer talento anónimo sentado na calçada.

[cycloneslider id=”erasmus-turquia-1″]
A “excessiva” luz da nossa cidade que inicialmente as incomodava, deu mais brilho a todos os passeios, todas as fotografias, todos os cafés de esplanada e todas as memórias que levaram daqui.  Na verdade, a luz de lisboa é especial, tornando a vida de todos os que passam por ela mais colorida e foi assim que a Selin e a Janset voltaram para Istambul com a palavra “Saudade” bem presente na memória.

[cycloneslider id=”erasmus-turquia-2″]
Selin e Janset com a sua buddy

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *