Atualidade

Taxa de Emprego cresceu na União Europeia

Os números do Eurostat divulgados nesta quarta-feira revelam que a taxa de emprego evoluiu positivamente na União Europeia. Em Portugal, o emprego aumentou 2,4% no ano passado.

O crescimento da taxa de emprego na Europa foi positivo em 2016. É o Eurostat que o diz com a divulgação esta quarta-feira dos dados relativos à evolução do emprego.

Na zona euro, área composta pelos Estados-Membros da União Europeia que adotaram oficialmente o euro como moeda oficial, a subida foi de 1,3%. Já na União Europeia, união económica e política, o aumento foi de 1,2%. Estes números mostram uma tendência de aumento do emprego comparativamente com 2015, em que os dados se situavam, respetivamente, nos 1% e 1,1%.

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, entre outubro e dezembro, o emprego cresceu 0,3% nos 19 países da zona euro e 0,2% no conjunto dos 28 Estados-Membros.

Já no quarto trimestre do ano passado verifica-se um aumento do número de pessoas empregadas de 1 % na zona euro e 1,1% na União Europeia.

Relativamente ao período em análise, Malta, Luxemburgo, Chipre e Irlanda foram os países onde a taxa de emprego mais subiu no ano passado.

Ao invés, Roménia, Letónia, Estónia, Grécia, Croácia e Lituânia foram os Estados-Membros onde o indicador do emprego registou as maiores quebras.

O relatório do Eurostat revela também que em Portugal a taxa de emprego aumentou 2,4%.

Grécia, Itália e Portugal são os países da área do euro em que o clima económico permanece desfavorável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *