Dicas para economizar no consumo de energia
As representações, crenças e valores traduzem-se em comportamentos que afetam a forma como os indivíduos se posicionam face ao consumo de energia. Sendo este um dos maiores problemas globais da atualidade, afetando as condições de vida dos indivíduos e podendo comprometer o futuro das gerações vindouras, é necessário promover a mudança de comportamentos e práticas.
Sabias que, quando questionadas acerca da eficiência energética das suas casas, a maioria das pessoas apresenta o motivo financeiro como a principal barreira para uma maior economia de energia? Embora algumas soluções efetivamente requiram um maior investimento inicial, nem sempre este é necessário. Assim, apresentamos-te algumas dicas para economizares na eletricidade, o que vai ajudar não só o ambiente, como também o teu bolso!
Mudanças Estruturais
Começando por mudanças mais estruturais, como isolamento térmico ou instalação de painéis fotovoltaicos, aconselhamos-te a pesquisar incentivos financeiros oferecidos pelo Estado através do Fundo Ambiental, que podem cobrir até 70% do investimento.
No caso de precisares de substituir um eletrodoméstico, aposta num com maior eficiência energética (podes consultar a eficiência dos mesmos através do seu selo de eficiência energética que, idealmente, deve ser A), uma vez que a longo prazo estes tendem a compensar também a nível financeiro.
Mudanças Imediatas
A nível energético:
Há, atualmente, imensas formas práticas, imediatas e low-cost de economizar na eletricidade. Algumas mudanças acessíveis a cada um passam por:
- O aproveitamento de luz natural ao máximo, utilizando espelhos ou paredes mais claras que reflitam essa mesma luz.
- O uso de lâmpadas LED, que consomem 2,5 vezes menos do que uma lâmpada de baixo consumo convencional e 8,9 vezes menos do que uma lâmpada tradicional incandescente.
- A adaptação das tomadas, através do uso de tomadas inteligentes ou de um transformador com interruptor que permita desligar automaticamente todos os aparelhos, aquando da sua não-utilização. Enquanto não te for possível fazer essa adaptação, podes simplesmente desligar todas as tomadas que não vão ser necessárias durante a noite ou quando saíres de casa.
- O uso de botija de água quente ou até elétrica durante o inverno, ao invés de ligar o aquecimento.
- Certificar que o frigorífico e o congelador se encontram nas respetivas temperaturas adequadas e recomendadas, quer para uma melhor eficiência energética, quer para o bom funcionamento dos eletrodomésticos.
A nível hídrico:
- No que toca a tratar do jardim, realizar a rega à noite ajuda a diminuir o efeito da evaporação e, desta forma, a água vai durar mais tempo no solo para ser absorvida pelas plantas; também a utilização de regadores em vez de mangueiras permite que consigas controlar o gasto de água com maior precisão, evitando o desperdício.
- Lavar a louça pela ordem correta, ao iniciar o processo com uma limpeza prévia dos pratos e talheres com uma esponja seca e de seguida lavar primeiro pelos itens que estiverem mais limpos e deixar os mais sujos para o final, vais poupar mais água do que pensas! Normalmente os itens mais limpos são talheres e copos e estes podem ser lavados enquanto as panelas e tachos estão ainda já na pia. Assim, a água utilizada para os talheres vai acumulando nas panelas e podes, de seguida, usá-la para retirar a maioria da gordura destes, fazendo com que não seja necessário abrir tantas vezes a torneira.
- Colocar uma garrafa cheia no autoclismo de modo a poupar água em cada descarga. A quantidade poupada é proporcional à capacidade da garrafa colocada, ou seja, caso seja utilizada uma garrafa de 1L, será essa a quantidade poupada sempre que o autoclismo for premido.
- Recolher a água fria do banho enquanto a quente não chega aos canos para um balde, quer para rega das plantas, quer para limpeza da casa ou até descargas sanitárias.
- Utilizar reguladores de caudal em todas as torneiras da casa de modo a reduzir a quantidade de água libertada ao misturá-la com ar, para que não perca a pressão. Estes aparelhos chegam a poupar 60% do consumo de água caseiro.
Agora que te trazemos estas dicas já não tens desculpa para não as pôr em prática. Não só te poupam o bolso de forma imediata, como o planeta a longo prazo!
Interage connosco através das nossas redes (@escs.maislimpa e @escsmagazine) e partilha as dicas que implementares por tua casa.
Minuto + Limpo de 2 de novembro 2021
Continua a #SerMudança.
Artigo redigido por Mariana Alves e Maria Marcelino (ESCS + Limpa)
Artigo revisto por Ana Sofia Cunha