Moda e Lifestyle

Disfarces de Carnaval com (quase) tudo o que tens à mão

Que o Carnaval veio para ficar, isso é certo, mas se há coisa que hoje em dia já está ultrapassado são os fatos de Carnaval comprados, que toda a gente tem igual e que acabam por ficar por casa sem terem qualquer uso o resto do ano. Para mim, a tradição de Carnaval sempre foi ir aos armários da mãe, da avó ou do tio para encontrar roupas e construir um disfarce. Dessa forma poupa-se dinheiro, dando asas à imaginação e ainda conseguindo vestir algo diferente de todos os outros.

Caso queiras adotar esse sistema este ano e aproveitar tudo o que tens aí por casa, presta atenção às ideias que se seguem.

O primeiro passo deste processo é começar por procurar inspiração. Nesta fase, o Pinterest é o teu melhor amigo.

Após reunidas as ideias, há que começar a ver o que existe nos roupeiros de casa e o que eventualmente será necessário comprar. Além das roupas, deves pensar também nos acessórios, porque são eles que dão vida ao look.

Sol, Lua, Estrela

Encontraste o vestido amarelo com brilhantes que a tua tia tinha em casa? Perfeito! Agora basta comprares uma bandolete simples e desenhares triângulos em papel eva ou cartolina para fazer os raios de sol e colares nela.

Se não tiveres nada com brilho, utiliza peças amarelas e borrifa um spray com brilhantes pela roupa. Se só tens apenas uma peça de roupa amarela, combina-a com outra branca ou preta. Para a maquilhagem, abusa no glitter, no amarelo e no laranja.

Ao longo da minha pesquisa encontrei muitas vezes pessoas vestidas de Sol, ao lado de pessoas vestidas de Lua. Para este fato, as dicas são as mesmas: o cinzento é a cor base, mas podes combinar com branco ou preto e, idealmente, ter uma peça com brilhantes. Para a completar o look, faz, ou compra, uma bandolete com luas. Tirando os acessórios, podes utilizar exatamente a mesma roupa para te disfarçares de estrela. Basta mudar alguns pormenores, como por exemplo, colar estrelas na saia ou nas calças.

Princesas da Disney

Fonte: Segredos do mundo

Se te falta imaginação, nada melhor do que recuares até à tua infância para representares quem fez parte dela. Disfarces com personagens da Disney são ideais também para grupos ou casais. Estes podem ser mais difíceis de recriar porque requerem vestidos ou conjuntos com ordens específicas de cores, no entanto, há que usar os recursos da melhor maneira. Por exemplo, se decidires vestir-te de Sol um dia, podes reaproveitar a parte de baixo amarela para o disfarce da Branca de Neve, colocando uma peça azul em cima e uma fita vermelha no cabelo.

Para as restantes princesas que usam vestidos podes optar pela mesma coisa: conjugar peças da mesma cor e utilizar um acessório que as caracterize.

Comida

Já percebeste que podes, literalmente, disfarçar-te de tudo, certo? Comida não é exceção.

Se és daquelas pessoas que gosta de pôr mãos à obra e personalizar os seus fatos, esta ideia é para ti. Um pano verde à volta da cintura e uma parte de cima vermelha farão de ti uma melancia. Depois, compra tinta preta adequada para tecido e desenha as sementes na camisola. Por fim, não te esqueças da bandolete com uma fatia de melancia em cartolina para completar o disfarce.

O mesmo serve para te tornares num morango, basta que a parte de cima seja verde ou então vestes um conjunto vermelho, com pintas pretas e uma bandolete verde, com “folhas”.

Jardineiro e flor

Ainda na onda da natureza, é possível recriares a profissão de jardineiro, desde que tenhas, pelo menos, alguém que alinhe contigo, pois é necessário que seja acompanhado de flores.

Para o jardineiro, basta ir ao roupeiro do pai, do avô ou do tio procurar por uma camisa aos quadrados; depois, verificar se existe lá por casa um chapéu de palha, daqueles que dão nos festivais e, por fim, acrescentar a peça principal do disfarce – o regador! Há ainda a possibilidade de acrescentar um avental, para aprimorar o look.

Para fazer a caracterização de flor, a lógica é a mesma da dos disfarces que mencionei acima: aproveitar as roupas que temos e adicionar um acessório que identifique o disfarce. Por exemplo, um girassol pode ser representado com um look totalmente amarelo ou amarelo e branco, com flores coladas na parte de cima ou de baixo.

Além de jardineiro, outras profissões também poderão ser fonte de inspiração para arrasares no Carnaval.

Todas estas ideias são para o menino e para a menina, desde o mais desajeitado e pouco criativo, até ao mais extravagante.  O Carnaval não precisa de grandes cerimónias para ser vivido, basta apenas que se adote a “lei do desenrasque” com os recursos que se tem por casa.

Fonte da capa: Luísa Montez

Artigo revisto por Beatriz Merêncio

AUTORIA

+ artigos

Luísa Montez é redatora da ESCS Magazine desde novembro de 2020, tendo começado por escrever apenas para a secção de Moda e Lifestyle. Após o sucesso do seu artigo escrito, excecionalmente, para a secção de Grande Entrevista e Reportagem, decidiu aceitar o convite e fazer parte da mesma. Antes de entrar na ESCS já sabia que queria pertencer à revista, pois a escrita é um dos seus pontos fortes.