Capital

Do 25 de Abril à atualidade

Este artigo pertence à Edição Especial de janeiro – disponível no site.

Os portugueses foram às urnas no dia 24 de janeiro de 2021 para eleger o Presidente da República. Há 45 anos decorreram as primeiras eleições livres em Portugal, quando portugueses e portuguesas puderam votar pela primeira vez depois de anos de ditadura – tudo graças à Revolução do 25 de Abril. A ESCS Magazine reuniu 4 lugares relacionados com esta data.

Rua do Arsenal

O seu nome vem do Arsenal da Marinha, que se encontrava na zona. Hoje, está cheia de lojas e de mercearias, desde a Praça do Comércio até ao Largo do Corpo Santo. Contudo, foi aqui que, durante o 25 de Abril, houve o confronto entre a Escola Prática de Cavalaria e as Forças Apoiantes do Regime, do Regimento Cavalaria 7.

Fonte: Diário Popular, 25 de abril de 1974

Terreiro do Paço

O Terreiro do Paço já foi palco de vários momentos históricos. Desde sempre foi considerado um símbolo de poder político. No 25 de Abril, tornou-se num símbolo importante para derrubar o regime.

O Movimento das Forças Armadas (MFA) ocupou esta praça. Ali situavam-se também os Ministérios do Exército e da Marinha. Hoje em dia, por baixo das arcadas, é possível encontrar cafés e restaurantes. É também um dos principais pontos turísticos de Lisboa.

Fonte: Arquivo Municipal de Lisboa

Emissores Associados de Lisboa

No 7º andar do n.º 162 da Avenida Elias Garcia, no dia 24 de abril, tocou a música E Depois do Adeus – era o primeiro sinal de arranque da operação.

Ali estavam os estúdios emissores Associados de Lisboa. Hoje em dia, o prédio onde aconteceu é apenas um edifício repleto de escritórios; no entanto, fica perto do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian e de muitos cafés e restaurantes, como O Melhor Croissant da Minha Rua.

Associação 25 de abril

Neste artigo não podia faltar a Associação 25 de Abril, que se situa na Rua da Misericórdia e o número da porta é o 95.

Já passou por vários lugares. Quando foi fundada, em 1982, por quadros das forças armadas, era sediada no Forte do Bom Sucesso, em Lisboa. Passou ainda por Linda-a-Velha até chegar à sua morada atual.

Esta é uma associação sem fins lucrativos que pretende conservar e divulgar a história do 25 de Abril. Os almoços, os congressos e as palestras acontecem na sede.

No mesmo local também se encontra o restaurante da associação, o restaurante Revolução, e do menu fazem parte pratos tipicamente portugueses como pataniscas ou filetes de pescada com arroz de tomate.

Fonte: Associação 25 de abril

Apesar de 3 destes lugares serem apenas lugares de passeio ou escritórios, todos tiveram um passado relacionado com o 25 de Abril. São marcos históricos que não podemos esquecer.

Artigo revisto por Inês Pinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *