Música

“Do They Know It’s Christmas?” – Por uma causa solidária!

Este ano, foi criada uma nova versão da música “Do They Know It’s Christmas?” de Band Aid. A versão original surgiu há 30 anos e esta é a quarta vez que a música é reeditada, especialmente para apelar à contribuição para causas solidárias. Este Natal, o single tem como intuito angariar fundos para lutar contra o Ébola em África.

A iniciativa surgiu, novamente, por parte de Bob Geldof (Band Aid), que decidiu reunir um grupo de artistas que se quisessem juntar a esta causa. A música foi reeditada e alguns versos foram alterados para fazer as pessoas reflectir sobre a crise em África.

Na mais recente versão do clássico de Natal podem ouvir-se artistas como Bono (U2), Robert Plant (Led Zeppelin), One Direction, Sam Smith, Elli Goulding, Chris Martin (Coldplay), Rita Ora, Jessie Ware, Sineàd O’Connor, Ed Sheeran, Bastille, entre outros.

“Do They Know It’s Christmas?” foi uma música criada em 1984 com o intuito de arrecadar dinheiro para ajudar a combater a crise de fome na Etiópia. Já foi reeditada anteriormente, sendo que a última vez foi em 2004, para juntar dinheiro e combater a fome em África.

Este ano, a canção foi gravada em apenas 36 horas, tendo sido lançada no passado dia 23 de Novembro. Pode ser comprada online por 1,29€, revertendo o valor total para a causa. A música ficou em primeiro lugar dos singles no top britânico, com a venda de 312 mil exemplares, batendo o recorde de singles vendidos no primeiro dia.

Geldof incentiva as pessoas a comprarem o single, mesmo que não gostem de fazê-lo, já que o podem ouvir no Youtube. Desta maneira estão a contribuir para uma causa solidária, principalmente numa época natalícia. As pessoas têm aderido e a iniciativa já rendeu mais de um milhão e 200 mil euros.

É impressionante ver como a música nos motiva e sensibiliza nestas causas, e ainda bem que o faz!

AUTORIA

+ artigos

Veio da Ucrânia, é apaixonada por tudo o que considera fascinante, sonha em organizar eventos e escrever um livro. Não passa um dia sem ouvir música ou ver séries/filmes, e gosta de se expressar através da escrita. Neste momento, a sua prioridade é o curso de Publicidade e Marketing, um grande passo para alcançar os sonhos.