Capital

Domingos culturais

Sabiam que a maior parte dos museus e monumentos de Lisboa são grátis no primeiro domingo de cada mês? Provavelmente sim, mas então porque não aproveitar? Lisboa é uma cidade culturalmente muito vasta e é uma capital com muitos locais para visitar, conhecer e explorar.

Neste artigo contamo-vos tudo o que precisam de saber para se preparem já para o próximo domingo, dia 4 de dezembro. Organizem o vosso roteiro e tenham o último domingo cultural do ano!

Começando pela zona de Belém, um dos locais mais turísticos de Lisboa; aqui podem visitar de forma gratuita, no primeiro domingo de cada mês, os seguintes museus: Palácio Nacional da Ajuda, Museu Nacional da Etnologia, Museu dos Coches, Mosteiro dos Jerónimos, Museu da Marinha, Museu de Arte Popular e Torre de Belém. Este roteiro é ideal para os mais historiadores e aqueles que se interessam pelos Descobrimentos e toda a história de Portugal.

Mais longe do centro – mas bem perto da ESCS – , na zona de Benfica, podem visitar o Museu Nacional do Traje, o Museu Nacional do Teatro e da Dança e o Museu da Música. Três opções perfeitas para quem quer afastar-se da multidão turística que se encontra no centro da capital.

No coração de Lisboa podem visitar o Museu Nacional do Azulejo (Santa Apolónia), Museu Nacional de Arte Contemporânea (Baixa), Panteão Nacional (Alfama) e, mesmo ao pé do centro, podem visitar o Museu Nacional de Arte Antiga (Janelas Verdes).

O Museu Calouste Gulbenkian é o único que pode ser visitado de forma gratuita em qualquer domingo a partir das 14h. Tal como a Gulbenkian, a Estufa Fria também tem entradas gratuitas a todos os domingos e feriados, mas estas são apenas até às 14h.

Um monumento com uma vista incrível que pode ser visitado a qualquer dia de forma completamente gratuita é o Castelo de São Jorge. Para tal só têm de cumprir este requisito: ser residentes de Lisboa – e apresentar um documento que comprove isso mesmo como a carta de condução por exemplo. Se não forem residentes de Lisboa, o Castelo de São Jorge também pode ser visitado no primeiro domingo de cada mês.

No entanto, há boas noticias para quem quer conhecer Lisboa sem ter de esperar pelo primeiro domingo do mês. A partir de 2017, as entradas serão gratuitas todos os domingos e feriados, deixando a restrição do primeiro domingo do mês de lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *