Música

DPR IAN e a entropia de MITO

Eu percebi que não existe algo como equilíbrio para alguém como eu. Tenho tentado achá-lo e isso só resultou em mais problemas. Quando aceitei a ideia de que não preciso do equilíbrio foi quando comecei a achar paz.

DPR IAN para a Rolling Stone.

Depois de fazer parte de uma banda de metal, de ser um b-boy dancer e um kpop idol, em 2020 conhecemos Christian Yu pelo seu nome artístico: DPR IAN. Apresenta, pela primeira vez, zombie pop, uma faixa incluída no DPR Archives e uma coletânea de músicas suas e dos seus colegas da Dream Perfect Regime: Live, Cream e REM. Segundo os mesmos, a DPR nada mais é do que uma empresa completamente independente, reduzida a um grupo de amigos que se juntam para escrever, produzir, editar e dirigir as suas músicas e o conteúdo visual que as acompanha.

Uns meses depois de zombie pop, temos o single So Beautiful, lançado no Youtube e nas plataformas de streaming, que vai ser a porta de entrada para o universo de MITO.

Um ano depois, e já com mais um single lançado em conjunto com CL, intitulado No Blueberries, DPR IAN apresenta-nos o seu primeiro EP: Moodswings In This Order. Tanto no vídeo de So Beautiful quanto em todos os que se seguiram a ele, o protagonista não é Christian Yu, mas sim MITO, que personifica a vivência do cantor com a sua bipolaridade. Numa entrevista à Rolling Stone, IAN explica: “Uma das coisas que aprendi é que sou um storyteller, e não apenas um artista, tudo o que faço é para conseguir contar melhor a minha história.” 

Este primeiro EP conta com oito faixas e apresenta-nos a essência de MITO. Como é dito pelo cantor, muitas das músicas foram escritas durante episódios maníacos, então ele considera que não foram escritas por IAN, e sim por MITO. Podemos notar esta mudança de personagens principalmente na última música do mini-álbum, onde a frase “burning down” vai diminuindo o volume ao longo da música por ser cantada por MITO, que vai perdendo o controle ao passo que Christian o recupera e o EP chega ao fim.

Enquanto Moodswings In This Order explorou as complicações e medos de MITO, em 2022 vamos compreender ainda mais profundamente a sua história e a sua existência tumultuosa. 

O mergulho profundo começa com o lançamento de um trailer que revela parte de uma das faixas mais futuramente aclamadas do álbum: Ballroom Extravaganza. Este vídeo é-nos apresentado como um trailer ao filme de MIITO (Part I), que chegou até nós mais tarde e cobria visualmente as faixas Seraph, 1 Shot, Mood e Ribbon

Para uma melhor compreensão de MITO, temos de perceber que este foi a primeira criação de Mr. Insanity, cujo nome dá também título a uma das faixas do álbum — uma personagem que está à beira da insanidade e que criou todas as histórias pelas quais MITO passou na esperança de conseguir ficar minimamente são. Esta primeira criação, que já nos tinha sido apresentada no EP, pretendia representar a mais pura inocência de Mr. Insanity, daí MITO assumir a forma de um anjo. 

Tudo começou a desabar à medida que o número de criações de Mr. Insanity ia aumentando em conjunto com a inveja de MITO pelas mesmas, uma vez que ele sentia que era o único merecedor de amor. Sendo a inveja paradoxal de coexistir com a inocência, o personagem acabou por ser banido e fez uso da sua raiva para tentar infestar todas as outras criações de Mr. Insanity de modo a tornar-se o personagem principal.

No primeiro dos sete minutos do filme, podemos ouvir uma conversa entre Mr. Insanity e MITO, que se vai fundindo com um instrumental tão horripilante quanto angelical, enquanto o personagem assume um espírito de revolta e nos mostra o seu universo depois de deixar claro que foi a primeira criação de Mr. Insanity e que também será a última: “You created me in your image, and now it’s time to create mine in yours.”

Ao longo da experiência imersiva que é este filme, presenciamos diversas cenas que refletem o perfecionismo de IAN como artista e storyteller. É inclusive dito por um dos seus amigos, DPR REM, que não conhece ninguém que trabalhe da mesma maneira e com tanta dedicação como Christian trabalha, comparando presenciar o processo de criação da sua música e identidade visual com presenciar um génio a trabalhar.

Em Seraph, a primeira faixa do álbum Moodswings In To Order ou MIITO, podemos ouvir no monólogo inicial que o céu está a ser pintado de vermelho e as estrelas estão a cair. A cor importa também para percebermos as fases de MITO: IAN pretende contar a história do personagem através de uma trilogia. Moodswings In This Order teve visuais muito escuros, com uma predominância da cor preta, enquanto que em Moodswings In To Order o vermelho é predominante. A próxima, e última, fase é branca e representa o oposto de um anjo a descender. 

Sendo assim, o próximo lançamento de DPR IAN será o fim da trilogia de MITO. Apesar de ser difícil para Christian despedir-se deste personagem no qual colocou várias das suas vivências pessoais, ele reconhece que tudo precisa de um fim e isso faz parte da sua essência como artista. O seu storytelling é tão obscuro quanto teatral e caótico, mas ainda assim é harmonioso. Sobre isso IAN diz: “I can’t put a butterfly in it without putting fire on the wings, you know? Something has to be perfectly constructed, then destroyed. The making of someone, then the breaking of them.

Fonte da capa: Youtube

Artigo revisto por Daniela Leonardo

AUTORIA

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Com interesses em várias áreas, a experimentação faz parte do currículo da Joana. Atualmente estudante de Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social, quer desenvolver o amor que tem pela escrita utilizando a Magazine como ponto de partida. Desde a música, passando pela política, filosofia e até ficção, são várias as áreas onde pretende deixar as suas palavras escritas.