ECO: usar a garrafa de plástico de forma inteligente
A questão ambiental tem gerado preocupação em todo o mundo. Através das redes sociais, televisões ou até mesmo de jornais e revistas, têm-nos chegado imagens de espécies marinhas agarradas a restos de redes de pesca, a viver no meio dos resíduos que chegam ao mar provenientes da ação humana, levando muitas das vezes à morte delas. Contudo, cada vez mais têm existido empresas que criam projetos para reduzir estes problemas – um exemplo disso é a empresa sobre a qual este artigo falar.
A ECO é uma marca que criou uma forma de minimizar os impactos que o plástico tem nos oceanos, reutilizando a garrafa de água – mas não são umas garrafas quaisquer! Estas garrafas de plástico foram concebidas para serem usadas de forma regular e reutilizável. Para além disso, têm a duração de vida útil de um ano e meio e têm um filtro ultravioleta, que protege da radiação solar. Contudo, a garrafa requer lavagem. Atualmente, esta marca tem estas garrafas disponíveis nos formatos de três litros e de um litro e meio.
Para além das garrafas, esta empresa tem também as estações self-service que usam a água da rede públicapara as encher. Estas estações podem ser encontradas em 138 lojas da cadeia de supermercados Pingo Doce. O sistema de enchimento é muito parecido com o de uma vending machine, tornando a ação semelhante à de tirar um café – coloca-se a garrafa na máquina e carrega-se no botão correspondente à garrafa (à de um litro e meio ou à de três litros).
Agora devem estar a pensar: “se a estação de refill usa a água da rede pública, não seria a mesma coisa que encher nessas máquinas ou na torneira da nossa casa?”. Não é bem igual, pois esta empresa tem a preocupação da qualidade da água fornecida para estas garrafas. É verdade que a água fornecida provém da rede de distribuição de água, mas, ao passar na máquina onde se pode encher as garrafas, a água sai já filtrada. Esta filtragem passa por vários processos: um filtro de partículas limpa a água dos resíduos das canalizações; um filtro de carvão ativado faz com que a água fique sem qualquer sabor ou cheiro; e, por fim, uma lâmpada ultravioleta esteriliza a água, livrando-a da maior parte das bactérias. No entanto, este processo de filtração não altera os minerais ou o pH da água.
Nas águas engarrafadas, a informação sobre o pH e sobre os minerais está disponível no rótulo da garrafa, o que não acontece nestas garrafas, uma vez que a água utilizada provém da rede de distribuição e a composição da água varia de concelho para concelho. A informação sobre a composição da água pode ser encontrada na estação onde se vai encher a garrafa.
Esta é uma boa opção para quem quer diminuir o consumo de plástico e ser mais “amigo” do ambiente. Se pensarmos nas garrafas de água que compramos e que, depois de as beber, deitamos fora, ao longo de um ano e meio podemos ver que esta garrafa da ECO diminuiria esse impacto, tendo em conta que estaria a substituir todas as descartáveis usadas nesse período de tempo.
Artigo escrito por Diogo Ferraz
Artigo revisto por Andreia Custódio
Fonte da foto de capa: site da ECO Purify
AUTORIA
Diogo Ferraz tem 22 anos. Em pequeno sonhava ser motorista da Carris, mas decidiu mudar o trajeto quando descobriu a paixão pela comunicação, em especial pela televisão. É no pequeno ecrã que quer fazer carreira e tem a certeza que há de ter o seu lugar. Nasceu em Lisboa, mas ama o Alentejo, sente que aquela é a sua segunda terra, porque tem quatro elementos, que para ele são a base da sua felicidade: Praia, Calor, Campismo e Memórias de Infância.