Exposições do MAAT
Arte, Arquitetura e Tecnologia. Foi nos dias 4, 5 e 6 de outubro que o MAAT celebrou o seu 3º aniversário. Foram dias de atividades únicas e gratuitas. Desde oficinas a performances, passando por concertos de jazz e lançamentos de livros. Parte destas atividades foram exclusivas da celebração, mas muitas outras continuam. Não precisa de ir a correr, elas estão disponíveis até 2020!
![](https://escsmagazine.escs.ipl.pt/wp-content/uploads/2019/10/a1-1-1024x682.jpg)
![](https://escsmagazine.escs.ipl.pt/wp-content/uploads/2019/10/a2-1024x682.jpg)
![](https://escsmagazine.escs.ipl.pt/wp-content/uploads/2019/10/a3-1024x682.jpg)
![](https://escsmagazine.escs.ipl.pt/wp-content/uploads/2019/10/a4-1024x682.jpg)
É nesta agenda de outubro que o MAAT nos oferece uma nova visão acerca do mundo através de vídeos, jogos, desenhos, fotografias, esculturas e instalações. PLAYMODE é a primeira exposição a visitar no nosso roteiro. Encontra-se no MAAT e conta com a participação de trinta artistas. É um local onde o público pode interagir e divertir-se, ao mesmo tempo que aprende e reflete. Desde jogos da macaca a mesas de ping-pong a rodear um pequeno lago, esta exposição pretende ser uma evasão à realidade, uma crítica à brincadeira e às suas técnicas e um momento de reflexão acerca da “ludificação que as sociedades de hoje atravessam”.
![](https://escsmagazine.escs.ipl.pt/wp-content/uploads/2019/10/a5-1024x682.jpg)
![](https://escsmagazine.escs.ipl.pt/wp-content/uploads/2019/10/a6-683x1024.jpg)
![](https://escsmagazine.escs.ipl.pt/wp-content/uploads/2019/10/a7-1024x682.jpg)
Continuando o percurso, chegamos à Galeria Oval. Aqui, Angela Bulloch convida-nos a percorrer um espaço de luz, som, formas e animação. Somos deparados com avatares e dispositivos de realidade virtual. Nesta exposição não há uma interação tão pessoal e direta como na anterior, mas há uma proposta de integração de novas tecnologias digitais, não na nossa vida, onde já estão bem presentes, mas sim na arte. O trabalho exposto conta ainda com obras como “stacked comuns” e “wall paintings”. Um local de inovação artística e, para quem gosta de uma boa fotografia, um local que irá, certamente, render em publicações nas redes sociais.
![](https://escsmagazine.escs.ipl.pt/wp-content/uploads/2019/10/a8-682x1024.png)
Fora do MAAT, na Central um e dois, seguimos para uma exposição bem distinta das anteriores. Pertence à Trienal de Lisboa e chama-se Economy of Means. A exposição visa a exploração dos limites da arquitetura e a sua própria definição. Num espaço amplo, somos bombardeados com projetos arquitetónicos com diferentes formas e estruturas, grandes e pequenos, no chão e no teto. São-nos apresentadas “formas inovadoras que guiam os autores rumo a soluções mais responsáveis, éticas e sustentáveis”. Uma exposição que, além de visual, pede o nosso envolvimento e atenção. Um dos aspetos cativantes são os binóculos que se encontram pendurados no meio de uma das salas, que nos permitem ver cada projeto ao pormenor (ex.: os projetos da imagem ao lado).
Se quiser realizar esta visita, eis os conselhos que deixo:
- Levar roupa confortável e descontraída.
- Ir com tempo, pois há mais atividades que não foram referidas, o chamado “elemento surpresa”.
- Pedir as folhas de sala. Estas vão ajudá-lo/a a perceber mais acerca da exposição.
- Ler as placas que se encontram ao lado das obras. Muitas vezes achamos que sabemos tudo mas as informações estão lá por alguma razão. Leia e perceba o conceito por detrás da peça.
- Nunca desvalorize uma peça. Por mais irrelevante que possa parecer, há sempre um propósito. Devemos ir sempre a um museu com a mente aberta.
- Leve água e comida, uma pausa à beira rio sabe sempre bem.
Acerca das exposições:
PLAYMODE 11 set – 17 fev
Angela Bulloch 04 out – 20 abr
Economy of Means 04 out – 13 jan
Além destas, existem mais quatro exposições a decorrer.
Já os bilhetes são gratuitos para crianças e jovens até aos 18 anos, membros MAAT e público em geral no 1º domingo de cada mês.
Para mais informações pode consultar o site https://www.maat.pt/pt
Artigo revisto por Vitória Monteiro