Facebook: notícias quase em tempo real
O Facebook lançou, na passada quarta-feira, a funcionalidade Instant Articles. Em parceria com nove editoras, esta rede social vai passar a ter artigos que são lá directamente publicados. Com maior facilidade de leitura e dez vezes mais rápidos, os conteúdos noticiosos – já com grande procura nos dispositivos móveis – passam a estar agora mais próximos do tempo real.
Disponível para iPhone, esta funcionalidade tem notícias do The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel e Bild.
Este é “um novo produto para os editores criarem artigos mais rápidos e interactivos no Facebook” uma vez que “mais pessoas acedem a notícias nos seus dispositivos móveis”, afirmou Michael Reckhoe, gerente de produto da rede social. Depois de fazerem as contas descobriram que eram precisos oito segundos para descarregar e ler. Assim, não tendo de recorrer a site externos, a interacção e rapidez são muito maiores.
O jornal inglês “The Guardian está ansioso para testar como a nova plataforma pode fornecer uma experiência ainda mais envolvente” para os seus leitores, afirma Tony Danker, director internacional do Guardian News & Media. Danker sublinha, no entanto, que “é vital que, ao longo do tempo, a Instant Articles ofereça benefícios recorrentes para os editores, cujo investimento contínuo em conteúdos originais sustenta o seu sucesso”.
O chefe de redacção do The Atlantic defende que se, por um lado, os editores “perdem o controlo sobre o meios de distribuição”, por outro estão a tentar com esta parceria que os “artigos cheguem ao maior número de pessoas possível, e em simultâneo continuar a criar um público fiel e entusiástico”.
AUTORIA
A Inês vem da bela aldeia de Vale do Paraíso. Anda a tentar descobrir o seu caminho dentro do Jornalismo, por isso é comum encontrá-la a saltar de núcleo em núcleo. Já ganhou alguns prémios literários no seu concelho, mas desde que entrou na ESCS quase não tem lido ou 'escrevido'. O seu recorde pessoal é ler um livro de 700 páginas em dois dias (não, ela não dorme). O seu local preferido é o -1, onde costuma sofrer de "facejacking" na mão dos seus "amigos". Talvez, um dia, se lembre de não emprestar tanto o computador.