Informação

Facebook: notícias quase em tempo real

O Facebook lançou, na passada quarta-feira, a funcionalidade Instant Articles. Em parceria com nove editoras, esta rede social vai passar a ter artigos que são lá directamente publicados. Com maior facilidade de leitura e dez vezes mais rápidos, os conteúdos noticiosos – já com grande procura nos dispositivos móveis – passam a estar agora mais próximos do tempo real.

Disponível para iPhone, esta funcionalidade tem notícias do The New York TimesNational Geographic, BuzzFeed, NBC, The AtlanticThe Guardian, BBC News, Spiegel e Bild.

Este é “um novo produto para os editores criarem artigos mais rápidos e interactivos no Facebook” uma vez que “mais pessoas acedem a notícias nos seus dispositivos móveis”, afirmou Michael Reckhoe, gerente de produto da rede social. Depois de fazerem as contas descobriram que eram precisos oito segundos para descarregar e ler. Assim, não tendo de recorrer a site externos, a interacção e rapidez são muito maiores.

O jornal inglês “The Guardian está ansioso para testar como a nova plataforma pode fornecer uma experiência ainda mais envolvente” para os seus leitores, afirma Tony Danker, director internacional do Guardian News & Media. Danker sublinha, no entanto, que “é vital que, ao longo do tempo, a Instant Articles ofereça benefícios recorrentes para os editores, cujo investimento contínuo em conteúdos originais sustenta o seu sucesso”.

O chefe de redacção do The Atlantic defende que se, por um lado, os editores “perdem o controlo sobre o meios de distribuição”, por outro estão a tentar com esta parceria que os “artigos cheguem ao maior número de pessoas possível, e em simultâneo continuar a criar um público fiel e entusiástico”.

gfj

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *