Fixa 12. 12 anos no ar.

[cycloneslider id=”e2″]

Aos 12 anos o E2 renova a equipa, mas apenas por um dia. Os convites para a festa foram distribuídos e o programa de televisão da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) recebeu novos apresentadores, fotógrafos, câmaras, realizadores e técnicos de luz. O E2 apagou as velas no dia 27 de maio, mas os festejos aconteceram três dias depois.

“Silêncio na Régie. A gravar. Fade In. Fixa 1. Camara 1 no ar”. Odete Frazão e Rui Santos são aprendizes de realização. Em estúdio estão três câmaras e Catarina Seixas vai dando uns retoques nos enquadramentos. A preparar-se para fazer apresentação está Célia Perry. Fora do estúdio 2, Carolina Henriques e Patrícia Pais tornam-se fotógrafas de concertos.

Este não é um Panorâmica, a tradicional entrevista que está há 12 anos no ar, mas poderia ser. Pedro Esteves foi durante uma temporada apresentador desta rubrica e hoje trabalha na direção de informação da RTP1, mas voltou ao “estúdio verde”, onde começou, para contar a sua experiência à frente das câmaras.

Célia Perry, aluna do primeiro ano do mestrado em Audiovisual e Multimédia, está especialmente atenta ao que o jornalista da RTP1 tem para contar, porque também ela ambiciona estar à frente das câmaras um dia.

Câmara 3, tira ar à direita no plano. Fixa 3. Câmara 3 no ar. Estas indicações poderiam muito bem vir da régie, onde a aluna do terceiro ano de Audiovisual e Multimédia Odete Frazão e o estagiário da escola Rui Santos estão a ter uma aula de realização e de iluminação com o responsável pelo estúdio do E2, Carlos Jesus.

Carlos trabalha na ESCS há 16 anos e viu nascer o programa de televisão. No E2, supervisiona o trabalho dos alunos e prepara o estúdio para as gravações do Panorâmica.

“Muito positivo para a instituição, mas também para os alunos. Penso que os alunos têm aqui uma grande oportunidade, que muitos deles acabam por desperdiçar, para aprenderem e colocarem a sua aprendizagem em prática. Assim chegam muito melhor preparados ao mercado de trabalho”, diz o funcionário, referindo-se ao E2.

Num palco diferente, o do auditório Vítor Macieira, ensinam-se bases de fotografia, métodos para fotografar concertos e ainda há tempo para agarrar na máquina e fotografar luzes “demoníacas”.

A voz da experiência é a de Joana Jesus, que se licenciou em Audiovisual e Multimédia na ESCS depois de ter estado um semestre em Jornalismo “ninguém sabe muito bem porquê”. Atualmente, é fotógrafa na agência Just News, mas a sua verdadeira paixão é a fotografia de concerto. Paixão essa que conseguiu transmitir às alunas do segundo ano de Publicidade e Marketing Patrícia Pais e Carolina Henriques, que acharam a iniciativa “interessante e útil” e por isso pedem bis.

Patrícia e Carolina não são as únicas a sair satisfeitas – é unanime entre os participantes e os formadores: poucos mas bons. Os últimos dias do semestre impediram que os workshops tivessem muitas pessoas, mas isso acabou por ser vantajoso para os presentes, segundo a equipa do programa, uma vez que quem participou pôde ter um acompanhamento personalizado.

Débora Caetano, a produtora do projeto, está satisfeita com o trabalho do grupo. “Sem dúvida que a equipa do E2 está de parabéns; afinal são 12 anos de trabalho, de momentos, de histórias… O programa traz a todos os colaboradores aquilo que podem encontrar no mundo do trabalho mas também traz a oportunidade de cada um deles perceber qual é a área de que mais gosta”, afirma Débora.

Para pôr o programa no ar todas as terças-feiras à 1h30m é preciso um grande trabalho de equipa. Catarina Seixas, diretora de comunicação do E2, agradece a todos os que contribuíram para o crescimento do programa: “12 anos de muitas pessoas que por aqui passaram, pessoas que aprenderam, pessoas que agora estão a ensinar, que deram o seu testemunho e que estão a ajudar aqueles que cá estão agora, pessoas que estão todas de parabéns, porque o E2 sem essas pessoas não existia”.

Canta-se os parabéns ao programa, canta-se os parabéns às pessoas que filmam, produzem, montam, escrevem e comunicam o E2.

“Prepara fade out. Fade Out”.

Artigos recentes

Crítica a The Politician

A descrição “comédia dramática” nunca havia sido tão bem aplicada antes. The Politician, uma das mais recentes apostas da Netflix, traz fortes emoções, para além

Ler mais »

te·sou·ro

(latim thesaurus, -i) substantivo masculino 1. Grande quantidade de ouro, prata, coisas preciosas, posta em reserva. 2. Lugar onde se guardam esses objetos (tipicamente escondido)

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *