Grace and Frankie: O poder da mudança

Ver a imagem de origem

Fonte: Vinícius Motta (http://assuntocronicoviniciusmotta.blogspot.com/2016/06/grace-frankie-uma-perola.html)

Protagonizada por Jane Fonda e Lily Tomlin, Grace and Frankie é uma série de comédia original da Netflix. Estreou em maio de 2015, tendo a quinta temporada estreado a 18 de janeiro deste ano. A estreia da sexta temporada está prevista para 2020.

A série recebeu inúmeras críticas positivas devido ao elenco, mas também por se afirmar como uma nova forma de olhar a vida, dando ênfase às experiências de vida de pessoas da terceira idade.

A história é simples: duas mulheres que nunca se deram bem são agora obrigadas a morar juntas depois de os seus maridos confessarem que são ambos homossexuais.

https://i1.wp.com/poltronavip.com/wp-content/uploads/2017/04/Untitled-5-Recovered-1.jpg?resize=696%2C301

Fonte: Poltrona VIP (http://poltronavip.com/grace-e-frankie-renovada-para-mais-uma-temporada-e-lisa-kudrow-entra-para-o-elenco/)

Grace (interpretada por Jane Fonda) é ex-CEO de uma grande empresa de cosméticos, mas devido à idade decidiu aposentar-se e passar o testemunho à sua filha mais velha. Para além disso, é casada com Robert (Martin Sheen), com quem mantém um casamento de fachada – útil apenas para manter as aparências. Já Frankie (interpretada por Lily Tomlin) é completamente o oposto. É uma professora de pintura hippie, casada com Sol (Sam Waterston) e vive com base nas energias e com pavor de tremores de terra. Como boa pessoa que é, a partir do primeiro momento, decide criar uma grande amizade com Grace e fazer desta uma melhor pessoa.

Tudo parecia correr bem até Robert e Sol decidirem convocar um jantar para anunciar que são ambos homossexuais. Mas as novidades não ficam por aqui: confessaram ainda que mantêm uma relação extraconjugal um com o outro há 20 anos – decidiram finalmente assumi-la e querem casar um com o outro.

Martin Sheen and Sam Waterston in Grace and Frankie (2015)
Fonte: imdb

Sem alternativa, ambas decidem mudar-se para uma casa de praia que tinha sido comprada no ano anterior pelos dois casais.  Agora vão ser obrigadas a conviver. A partir desse momento, têm de criar novas rotinas, mudar hábitos antigos e aprender a lidar com os seus problemas em conjunto.

A série é brilhante. Com pequenas inspirações retiradas da série Modern Family, transmite a mensagem de que o amor nunca envelhece, mas também a de que nunca é tarde demais para se tentar algo novo. Sinceridade é tudo.

Revisto por Maria Constança Castanheira

Artigos recentes

Um adeus a Luis Sepúlveda

Um mês depois da sua morte devido à covid-19, Luis é ainda relembrado – com uma história de vida incrível, certamente memorável para muitos. Escritor,

Ler mais »

Problemas maiores, Carlos?

Claro que eu não discordo totalmente do ponto fulcral. Há problemas maiores. Haver pessoas a morrer é pior do que eu não ter conseguido celebrar

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *