Desporto

Grande Prémio de Fórmula 1 do Qatar

De 6 a 8 de outubro, decorreu o Grande Prémio do Qatar, no Circuito Internacional de Lusail. Um fim de semana cheio de surpresas, com direito a um novo tricampeão mundial de Fórmula 1.

Treino Livre

Com apenas 60 minutos no relógio para o único treino livre do fim de semana, Max Verstappen liderou em Lusail. Com 26 voltas, Max executou  a volta mais rápida em apenas 1:27.428s, seguido pelos dois Ferraris de Carlos Sainz e de Charles Leclerc e o Aston Martin de Fernando Alonso. Para fechar o Top 10, em 9.º e 10.º lugares chegaram os McLaren de Oscar Piastri e de Lando Norris, respetivamente. 

Qualificação

No fim de semana em que se consagrou tricampeão mundial, Max Verstappen fez a Pole Position para a corrida no domingo. Depois da sua prestação no Treino Livre, Max fez um tempo extraordinário de 1:23.778s, liderando os Mercedes de George Russell e de Lewis Hamilton, que ficaram em segundo e terceiro lugares.

Na Q1, seis pilotos viram a sua volta mais rápida a ser apagada por excederem os limites de pista. 

Já na Q2 tivemos duas eliminações inesperadas, o Ferrari de Carlos Sainz e o Redbull de Sergio Perez, em 12.º e 13.º. 

Na Q3 Max Verstappen faz a volta mais rápida da qualificação, 1:23.778s, e fica com a Pole Position, com George Russell a fazer o segundo melhor tempo. Nesta sessão, a McLaren ficou com esperanças de ter os dois carros na primeira e segunda filas da grelha de partida, mas as voltas dos seus pilotos foram apagadas. Lando Norris fez a segunda volta mais rápida, mas desceu para décimo e Oscar Piastri fez o terceiro tempo, mas viu a sua volta ser apagada, de uma forma mais cómica, durante as entrevistas do Top3 após a qualificação. Com o azar do piloto australiano, Lewis Hamilton foi promovido a terceiro lugar.

Sprint Shootout

Com 400 pontos e a três de se consagrar campeão mundial pela terceira vez, Verstappen tenta ficar com a pole para a corrida sprint, mas Oscar Piastri surpreende todos com uma prestação incrível e faz a Pole Position. Com um tempo de 1:24.454s, Piastri lidera com seu colega de equipa, Lando Norris, em segundo e Max Verstappen em terceiro lugar. Os dois Ferraris saem lado a lado na terceira fila da grelha de partida e Hamilton, após uma qualificação magnífica na sexta-feira, qualificou-se em 12.º, enquanto Russell sai em 4.º lugar. Já Perez sai em 8.º lugar, atrás de Hulkenberg, em 7.º, e à frente de Alonso em 9.º lugar, seguido por Ocon em 10.º.

Fonte: Record

Corrida Sprint

Piastri vence a sua primeira corrida na sua “Rookie season”, mas a atenção foi para Max Emilian Verstappen que vence o seu terceiro título de campeão mundial de Fórmula 1.

Piastri lidera no início da corrida, mas Norris e Verstappen perdem posições para Russell, Sainz e Leclerc, que começaram com pneus macios. No final da grelha, Liam Lawson perde o controlo do carro e vai para a gravilha e o safety car é chamado. Momentos depois da corrida ser relançada, Logan Sargent teve o mesmo destino que Lawson e o safety car é chamado, novamente. 

Mas o drama não acabou aqui. Perez, que precisava de terminar pelo menos em terceiro para continuar na luta pelo título, tentou fazer uma dupla ultrapassagem a Hulkenberg e Ocon, o que resultou na colisão dos carros e no fim da corrida para os três.

A bandeira de xadrez é içada e Piastri vence em Lusail com uma vantagem de quase dois segundos para Verstappen, que se consagra Tricampeão mundial, seguido por Lando Norris, que consegue ultrapassar Russell para ficar com o último lugar do pódio.

Fonte: Grande Prémio

Corrida

Verstappen vence no Qatar e mais um duplo pódio para a McLaren, neste fim de semana.

O dia começou com um comunicado da FIA, em que constava que era obrigatório que os pneus tivessem um máximo de 18 voltas, o que significaria que cada piloto teria de fazer três pitstops durante a corrida. 

Para além disso, a Ferrari confirmou que Carlos Sainz não iria participar na corrida devido a problemas no seu carro no sistema de combustível.

“It´s light out and away we go”, Verstappen tem um ótimo arranque, mas os Mercedes não tiveram muita sorte, pois, logo na primeira curva, Hamilton tenta fazer uma ultrapassagem por fora a Russell, o que levou os dois pilotos a colidirem e a que Hamilton abandonasse a corrida. Com isto, Russell cai para último logo na primeira volta, mas faz uma corrida impressionante e acaba em quarto lugar.

Logan Sargent, piloto da Williams, não aguentou a onda de calor e abandonou a corrida por se sentir mal. 

Os McLaren redimiram-se pelas suas qualificações de 6.º e 10.º lugares e chegaram ao pódio. Para animar mais o fim de semana, bateram o recorde mundial de pitstop mais rápido, com um tempo de 1.80s. Na volta 28, Lando Norris fez uma segunda paragem na box da McLaren para mudar de pneus e fez-se História na Fórmula 1.

O único piloto da Ferrari, Leclerc, acaba em quinto lugar com 10 pontos, seguido por Alonso e Ocon.

Quem surpreendeu a todos foi a Alfa Romeo que acabou com os dois pilotos no Top10, Valtteri Bottas em 9.º, que partiu do mesmo lugar, e Zhou em 10.º, que partiu de último e ganhou dez posições durante a corrida.

Para fechar a distribuição dos pontos, Sergio Perez, que iria partir de 13.º, partiu da pitlane e leva para casa um ponto, enquanto que Max leva 26 pontos. 

Max Verstappen vence a sua 14.º corrida e faz a sua oitava volta mais rápida da época, acumulando 433 pontos na classificação de pilotos.

Fonte da capa: F1Mania

Artigo revisto por Beatriz Morgado

AUTORIA

+ artigos

A Madalena desde pequena está rodeada pelo desporto. Está no primeiro ano da licenciatura de Publicidade e Marketing e o seu maior sonho é trabalhar no desporto motorizado, especialmente na Fórmula 1. A Madalena é aquele tipo de pessoa que nunca se cala quando alguém começa a falar sobre desporto, pode falar por horas e nunca se cansa. Viu na ESCS Magazine uma oportunidade para dar mais um passo à frente para conquistar o seu sonho.