Moda

Harry Styles: um ícone de moda

Antes de começar a falar verdadeiramente sobre o tema deste mês, preciso de te dizer uma coisa: sou suspeita no que toca a falar sobre o Harry Styles. Afinal, ele foi o meu primeiro crush de sempre– sim, admito que eu era a típica menina de 12 anos que era ligeiramente apaixonada por um dos membros da banda One Direction (risos). Então, prepara-te para alguns – ou muitos – elogios ao cantor!

Fonte: Bom Dia

Ora, foi em 2010 que o mundo conheceu Harry Styles, um dos membros da boysband One Direction, que, na altura, tinha apenas 16 anos – mas isto já sabes tu muito bem! Hoje, Styles está crescido e, para além de fazer com que tenhamos uma voz na nossa cabeça todos os dias a cantar Watermelon sugar high, é um ícone de moda! Ele desconstrói todo o estereótipo de como um homem se deve vestir,  usando aquilo que quer – e fica sempre incrível!

Há uns anos, Harry escolhia jogar pelo seguro e usar, muitas vezes, umas simples jeans pretas e uma t-shirt branca, mas estes dias chegaram ao fim! Conforme foi crescendo, começou a arriscar mais e a afirmar mais o seu estilo, mas foi apenas em 2017, quando lançou o seu primeiro álbum a solo, que Harry Styles revolucionou a visão da moda masculina. Nos concertos da sua turné mundial, o cantor de 27 anos usou outfits incríveis e inovadores: usou e abusou de conjuntos da Gucci, de calças wide leg e de padrões fora da norma.

Fonte: Instagram
Fonte: Instagram

Foi a partir desta altura que Styles começou a mostrar a sua criatividade a partir do seu estilo. Não lhe interessa de todo se está a usar roupa de homem ou de mulher: afinal, existe roupa de homem e de mulher ou existe apenas roupa? É isto que Harry desconstrói! Pinta as unhas de preto – o que lhe dá uma grande pinta – usa vestidos e os acessórios que lhe apetece. Aliás, o popstar posou para a capa da Vogue em 2020 exatamente enquanto usava um vestido – essa tal capa foi alvo de várias críticas e elogios. É inegável que Harry Styles é um homem influente.

Fonte: Instagram

São muitos os outfits que poderia realçar; a escolha torna-se difícil. O momento em que vestiu roupa de bailarina para publicitar a sua ida ao programa Saturday Night Live foi memorável e levou os fãs à loucura. Ora vejam:

O fato da Gucci que usou no videoclipe da música Kiwi ultrapassa qualquer um dos outfits que eu mesma já usei – e que provavelmente usarei em toda a minha vida. Que classe de homem!

Fonte: Instagram

Não consigo nem nunca conseguirei ultrapassar o seu outfit incrível para a Met Gala de 2019. P-E-R-F-E-I-T-O! Desde a blusa, que não escapa ao olhar, até às unhas pintadas: tudo pensado.

Fonte: Instagram

Enfim, o Harry é todo ele um poço de imaginação no que toca ao seu estilo e aos seus outfits! Quero só dizer-te também que o Harry Styles não é propriamente pioneiro no que toca aos outfits não binários – artistas como David Bowie e Prince já o tinham feito antes, e, atualmente, figuras como o Lil Nas X também arriscam e fogem à norma. No entanto, o Harry é um fenómeno à escala global hoje em dia e, naturalmente, é uma enorme influência. É, hoje, tão necessário existirem pessoas que desmistifiquem o facto de que a moda é apenas para mulheres e que, por exemplo, só mulheres podem usar vestidos ou pintar as unhas.

No fundo, usa o que te apetecer. Ninguém te pode dizer que não podes usar x peça de roupa – era o que mais faltava! Vivemos a nossa vida de forma livre e aquilo que vestimos não foge a essa liberdade.

Fonte de capa: GQ

Artigo revisto por Madalena Ribeiro

AUTORIA

+ artigos

Maluca por organização e stressada por natureza, é na escrita que a Mariana encontra o seu momento de tranquilidade. A verdade é que ela escreve e fala demasiado. Agora tem de conjugar a nova função de editora da secção de Moda da ESCS Magazine com o seu curso de Jornalismo enquanto ainda perde pelo menos uma hora do seu dia a tratar do seu cabelo – existem prioridades, por favor. Será a Mariana capaz de tal proeza? Esta futura jornalista de 19 anos está pronta para o desafio!