Letterboxd: Uma rede social para os amantes de cinema
Recentemente, aderi à febre contagiante do Letterboxd ⨪ uma rede social fundada em 2011 que se assume como um diário para os fanáticos de cinema. Apesar de caminhar para os 12 anos de existência, o Letterboxd tem chamado bastante à atenção dos millennials e da gen-z, não vivêssemos nós na era do streaming e do consumo compulsivo de filmes e séries.
Disponível como aplicação para iOS e Android, este fenómeno da internet funciona como uma comunidade em que os utilizadores partilham entre si a sua paixão pelo cinema. São várias as coisas que se podem fazer no Letterboxd de forma gratuita: avaliar filmes numa escala de 0 a 5 estrelas, escrever reviews e partilhar opiniões ou criar listas dedicadas a filmes específicos, como por exemplo: ‘“Rom-Coms da década de 2000” ou “Filmes dirigidos por Mulheres”. Esta última funcionalidade é uma boa forma de reunir numa só secção, todos os filmes de um determinado género ou tema.
Quando alguém cria conta e se torna membro do Letterboxd, passa a poder partilhar no seu perfil os filmes que já viu no passado, os filmes que quer ver no futuro (watchlist) ou os filmes que viu em cada mês do ano, tal como um diário onde apontamos aquilo que fazemos. Como outras redes sociais, é possível seguir e ser seguido por outros utilizadores, tornando-se uma boa forma de acompanhar amigos ou seguir pessoas novas. É ainda possível adicionar quatro filmes favoritos que se vão destacar no início do perfil.
Ao contrário do IMDb, o Letterboxd foca-se exclusivamente em filmes. A quantidade de séries que podem ser avaliadas é muito limitada, mas isso não impede que cada vez mais pessoas adiram a esta comunidade. Como sabemos, quando aderimos a uma nova rede social, segue-se sempre um período de obsessão em que queremos ser o mais ativos possível. No caso do Letterboxd essa obsessão consiste em ver filmes regularmente para os podermos adicionar ao nosso perfil, como mais uma conquista no mundo do cinema, seja ela boa ou má.
Plataformas como o Letterboxd (Cinema) ou o Goodreads (Literatura) são uma excelente forma de chamar atenção para o que de melhor se faz no mundo das Artes. A diversidade de opiniões e gostos presentes numa só plataforma permite que nos identifiquemos com outras pessoas mas também que fiquemos a conhecer filmes que até então nos eram desconhecidos e que ajudam a enriquecer a nossa cultura cinematográfica.
Fonte da capa: The California Aggie
Artigo revisto por Adriana Vicente
AUTORIA
A Mariana Jerónimo tem 24 anos é aluna do Mestrado em Jornalismo e tem o sonho de produzir e apresentar um programa dedicado à música numa rádio de renome do nosso país. Enquanto isso não acontece, é através da secção de Música que quer dar a conhecer aos leitores o que de melhor há na vida: a Música. Ao mesmo tempo na secção de Desporto escreve sobre outra das suas paixões, a Fórmula 1. A Mariana costuma dizer que as suas maiores qualidades são o seu sentido de humor e o gosto musical: desde o Hip-Hop e R&B, ao Indie, passando pelos Clássicos do Rock e sem esquecer o MPB, ela é o Spotify em pessoa.