Capital

Lisboa desembrulha 2015 da melhor forma

O mês de Dezembro já chegou e com ele chegaram também as festividades. É isso mesmo: o Natal e a Passagem de Ano estão a chegar.

Como estas duas datas não podem ser passadas em branco, a ESCS MAGAZINE quis dar-te algumas sugestões de eventos para que nada te falte. São iniciativas organizadas pela Câmara Municipal de Lisboa, para que possas viver o espírito natalício e o espírito de passagem de ano como um típico lisboeta vive: em festa!

7

A capital já está iluminada…

… por isso, comecemos pelas festividades de Natal.

 

Já é quase obrigatória uma Lisboa totalmente iluminada durante a época natalícia. As ruas ganham um outro encanto com as típicas decorações de Natal. As lojas são invadidas pelo espírito natalício com músicas e produtos de Natal e, como sempre, intermináveis filas para comprar todos os presentes a horas.

8

Mas não são só as lojas que são invadidas por este espírito. Também as ruas lisboetas se enchem de luzes e de animação e, este ano, não é excepção. A Câmara Municipal de Lisboa organizou alguns eventos e iniciativas a que vais poder ir, gratuitamente.

Desde o dia 28 do mês passado que a capital se encontra iluminada. Estruturas com formas natalícias repletas de luzes coloridas já podem ser encontradas pelas ruas de Lisboa. Como não poderia faltar, a capital também não se esqueceu de montar a sua própria árvore de natal. Podes ir visitá-la ao Terreiro do Paço e ajudar uma criança. Pois é, este ano, a árvore de natal é uma árvore solidária, pelo que por cada moeda que colocares vais estar a acender uma das estrelas da árvore e a ajudar uma criança.

9

Como “Natal” é também sinónimo de “solidariedade”, a Câmara de Lisboa organizou a iniciativa “Toca a todos”. Desde o dia 3, e até ao dia 6 de Dezembro, os locutores da Antena 3 ficam fechados num cubo montado no Terreiro do Paço a transmitir em directo e a dar música à praça que fica entre o rio Tejo e o arco da Rua Augusta. O objectivo é apelar ao lado solidário dos lisboetas: angariar fundos para o combate à pobreza infantil. Esta iniciativa reverte a favor da Cáritas Portuguesa e é apoiada pela autarquia de Lisboa e pelo Montepio.

 

A animação pelas ruas de Lisboa vai ser também garantida, com a ajuda do Chapitô. Desde malabaristas, a pipocas, doces e mágicos, as ruas vão encher-se de cor e de sorrisos. Para além disso, vais poder também assistir a concertos de coros: a partir do dia 7, e até ao dia 21 de Dezembro, as igrejas lisboetas vão encher-se para te darem música.

10
Como seria de esperar, um videomapping de Natal não podia faltar no programa de festas da nossa Lisboa. O evento que costuma mover milhares de pessoas vai estar desta vez “em cena” a partir do dia 14, e até ao dia 23 de Dezembro, no Terreiro do Paço. O tema vai ser “O Fabuloso Desejo de Natal” e vai ter sessões todos os dias, às 18h30, 19h30 e 20h30.

 

De 12 a 28 de Dezembro vais poder também visitar o Mercado de Natal e, no dia 27 de Dezembro, vais poder abater todas as calorias ingeridas na noite de Natal com a corrida de São Silvestre,a partir das 16 horas com partida e chegada na Avenida da Liberdade.

11

A contagem para o ano de 2015…

… começa ela também na praça mais emblemática de Lisboa: o Terreiro do Paço. José Cid e Xutos E Pontapés foram os artistas escolhidos para nos fazerem companhia nesta passagem de ano. Vão actuar na última noite do ano – 31 de Dezembro – e, se te juntares à festa, vais ter também direito a ver o fogo-de-artifício preparado para ti, para que dês as boas-vindas a 2015 da melhor forma.

 

Nesta quadra festiva marcada pelo Natal e pela Passagem de Ano, a capital portuguesa mostra mais uma vez que quer oferecer o melhor de si aos lisboetas. Com iniciativas que vão contribuir para o comércio e para o dinamismo cultural – e que têm uma componente solidária e de atracção turística – Lisboa vai encher-se de cor, música, luzes e animação.

Já sabes: não tens desculpa para não ires visitar a capital nestes próximos dias do mês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *