Maior desfile militar dos últimos 100 anos saiu à rua em Lisboa

Um grande desfile militar celebrou, este domingo, os 100 anos do Armistício da 1ª Grande Guerra Mundial. O evento iniciou-se na Avenida da Liberdade, em Lisboa, com início às 11 horas e contou com as altas figuras do Estado.

Foram mais de 4500 os militares que se reuniram para homenagear os portugueses que combateram na 1ª Guerra Mundial. No dia 11 de novembro assinalam-se os 100 anos do final do conflito, mas Portugal antecipou as comemorações para este domingo, numa cerimónia dirigida por Marcelo Rebelo de Sousa.

Para além do presidente da República, marcaram presença o Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e ainda os ex-presidentes da República Ramalho Eanes e Jorge Sampaio.

A cerimónia foi organizada pela Liga dos Combatentes e pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA). Foi necessária a tomada de medidas especiais de segurança e restringir o trânsito da cidade de Lisboa.

Entre os cerca de 4500 militares presentes, contavam-se 3437 pertencentes às Forças Armadas, 390 à GNR, 390 polícias da PSP e 160 antigos combatentes de guerra. Marcaram também presença ex-combatentes de outros países: cerca de 80 militares representaram as forças armadas da Alemanha, EUA, Reino Unido e França.

O desfile contou ainda com 11 aeronaves que sobrevoaram a cidade, 111 viaturas e motos das forças de segurança, 86 cavalos, 78 viaturas das Forças Armadas e dois navios fundeados junto ao Terreiro do Paço.

A Primeira Guerra Mundial iniciou-se a 28 de julho de 1914 e terminou quatro anos mais tarde, a 11 de novembro de 1918. Portugal participou no conflito ao lado dos Aliados com o envio de 100 mil homens para a frente de combate. O balanço final da guerra para o país foi de 7500 mortos, milhares de feridos e graves problemas de cariz social e económico.

Artigo revisto por Gonçalo Taborda

 

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *