Atualidade,  Informação

Mau tempo: Continente e Açores em Alerta

Aviso amarelo em dez distritos do continente. Voos para Açores cancelados; câmaras e tribunais fechados e um ferido ligeiro.

Captura de ecrã 2015-12-14, às 23.42.47

(Imagem De Eduardo Costa/Lusa)

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje, segunda-feira, que Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Viseu e Setúbal estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, que significa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

Em Setúbal, a chuva intensa provocou mais de vinte inundações: as avenidas Luísa Todi, Alexandre Herculano, Europa e as imediações da praça Vitória Futebol Clube foram as zonas mais afectadas pelo mau tempo. Segundo os bombeiros, a Escola Sebastião da Gama foi inclusive obrigada a fechar o bar dos alunos.

Mas o mau tempo não se ficou pelo continente: o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores registou hoje 97 incidentes com danos materiais nas ilhas do Pico, Terceira e especialmente São Miguel, onde um funcionário da Direção Regional das Obras Públicas sofreu ferimentos ligeiros. Estão ainda encerradas diversas estradas, como a que dá acesso à Lagoa do Fogo, um dos principais pontos turísticos da ilha.

Além disso, já foram cancelados sete voos com origem e destino em Ponta Delgada, e os tribunais fecharam em todas as ilhas: “Face ao agravamento previsível do estado do tempo para a tarde e as preocupações que isso gera em toda a gente, impõem elementares razões de cautela que se encerrem os serviços do tribunal da parte da tarde de hoje, sem prejuízo de ser assegurado o serviço urgente”, como se pode ler no despacho assinado por José Moreira das Neves, juiz presidente da Comarca dos Açores.

O IPMA informou ainda que as ilhas de Santa Maria e São Miguel, no grupo oriental dos Açores, estão sob aviso vermelho até às 24h (o mais grave de uma escala de quatro, identificado como uma situação meteorológica de elevado risco) devido à previsão de vento forte e agitação marítima. Também, até às 24h, o grupo central foi colocado sob aviso laranja, devido à previsão de vento forte. A partir da meia-noite, este aviso passará a amarelo.

As escolas de sete das nove ilhas e os polos de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores estiveram, no dia de hoje, fechados, tendo o seu encerramento sido anunciado ontem pela Secretaria Regional da Educação e Cultura. A Secretaria da Solidariedade Social recomendou também o fecho de todas as creches e jardins-de-infância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *