Capital

Mercado Oriental: um pedacinho da Ásia em Lisboa

Em época de pandemia, planear qualquer tipo de viagem é praticamente impossível, principalmente para fora do continente europeu. O Mercado Oriental, localizado na praça do Martim Moniz, é uma ótima opção para aqueles que anseiam explorar a Ásia e a sua riquíssima cultura, mas não podem por enquanto. E que caminho melhor para experienciar uma cultura do que através da sua comida?

Este espaço que surgiu há menos de três anos tem como proposta principal apresentar as várias vertentes e formas da cultura asiática. Quando entramos no Mercado, há duas possibilidades: subir ao primeiro piso, em direção aos restaurantes, ou descer à cave, onde está o supermercado Amanhecer. No piso superior, os restaurantes oferecem desde comida coreana até vietnamita, passando por nepalesa, japonesa, chinesa, tailandesa e de Macau. Os preços também são variados, mas todos um tanto aceitáveis, considerando a qualidade e a dificuldade que é achar este tipo de comida, tão bem feita, em Portugal.

Fonte: TimeOut

Uma parte interessante é que o Mercado funciona semelhantemente ao conhecido Mercado da Ribeira, no qual o cliente escolhe a sua comida e pode sentar-se em qualquer uma das mesas disponíveis no ambiente. Assim, você e os seus amigos podem optar por comidas de diferentes lugares e provar, em conjunto, um pouco de cada um dos cantos da Ásia. Leve até mesmo aquele amigo que prefere polvo à lagareiro ou bitoque, pois estas são igualmente opções no Mercado.

A decoração deste ambiente colabora ainda mais com o tom exótico oferecido pelas comidas, com diversas referências à cultura asiática ali representada. Todavia, também pode aproveitar a agradável esplanada com uma vista privilegiada para a Praça do Martim Moniz e para o Castelo de São Jorge.

Fonte: Best Guide

Ainda que possa passar esta imagem, este não é um espaço apenas voltado para o turismo. A vasta comunidade de origem asiática residente nos arredores de Lisboa também utiliza o supermercado localizado na cave deste centro para comprar uma série de produtos inéditos em todo o território português. No supermercado Amanhecer pode comprar todos os produtos que conheceu através de Doramas ou aqueles que sonha preparar desde que viu uma determinada receita nas redes sociais.

Em tempos normais, esta certamente é uma ótima opção para um passeio diferente em Lisboa, com ótimo acesso através de transportes públicos e com estacionamento pago disponível. Contudo, enquanto estamos em Lockdown, é também importante referir que o supermercado Amanhecer continua aberto todos os dias da semana. Da mesma forma, os restaurantes que operam no Mercado estão – na sua maioria – a funcionar em regime de take-away e alguns até se encontram no serviço da Uber Eats, como é o caso do Mint House e do K-Bob.

Por Amanda Silva

Artigo revisto por: Miguel Bravo Morais
Fonte da capa: TimeOut

Avatar

A curiosidade e o questionamento são naturais desde que se lembra. Da História até às artes, sempre tomou gosto por se informar e por compartilhar com outros as suas descobertas. Assim, ao mesmo tempo que o conhecimento e a comunicação surgiam como um estilo de vida, os caminhos jornalísticos e pelo mundo da comunicação social se apresentavam como os melhores a se trilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *