Cinema e Televisão

Mike Flanagan – o mestre das séries de terror na Netflix

Mike Flanagan estabeleceu o seu lugar no mundo do terror com vários filmes e séries, dos quais foi autor, na Netflix. Habituou-nos às histórias intensas e aos momentos de suspense e terror, conduzidos por escolhas cinematográficas inteligentes que nos fazem apaixonar por cada bocadinho da história e pelas respetivas personagens (mesmo aquelas menos “boazinhas”, mas que não deixam de ser intrigantes). À semelhança daquilo que Ryan Murphy fez com American Horror Story, vamos reconhecendo alguns atores de umas séries para outras. Ainda assim, o trabalho assustador de Flanagan faz com que as séries de Murphy pareçam para meninos. 

Contudo, o seu reinado na Netflix está prestes a terminar: o produtor lançou no passado mês de outubro a sua última série na plataforma, migrando assim para a Amazon Prime. 

Neste artigo relembramos as séries de Mike Flanagan na Netflix.


THE HAUNTING OF HILL HOUSE (2018)

A série de dez episódios conta a história da família Crain (um casal com cinco filhos) que se muda para Hill House, sendo que o enredo se vai alternando entre o passado e o presente. O que não sabiam era o quanto essa casa mudaria as suas vidas. Numa casa com segredos por contar e futuros por antecipar, não tarda que todos os membros da família sofram na pele as consequências de lá morarem. Spoiler: prestem atenção ao que se passa em segundo plano, e preparem-se para o jump scare mais assustador de sempre. 

THE HAUNTING OF BLY MANOR (2020)

Baseado no livro The Turn of the Screw (de Henry James), a série de nove episódios apresenta-nos Dani, uma jovem que se muda para Bly Manor para tomar conta de dois irmãos, Miles e Flora. Rapidamente percebe que os meninos têm uma ligação estranha à casa, e não demora a perceber que o caso é mais sombrio do que lhe prometeram. 

MIDNIGHT MASS (2021)

Situada numa ilha, Midnight Mass conta-nos as mudanças sentidas pela população após a chegada de um novo padre. Apesar de ter apenas sete episódios, desenrola-se lentamente, criando climas de tensão e desconfiança nas várias personagens. 


MIDNIGHT CLUB (2022)

Num tom mais juvenil, e com menos toque de terror, Flanagan traz-nos dez episódios sobre um grupo de jovens com doenças em fase terminal que se juntam a meio da noite para contar histórias de terror. Nestas “reuniões” prometem entre si que o primeiro a morrer tentará mandar mensagens do além aos que ainda vivem.

THE FALL OF HOUSE USHER (2023)

A última série do produtor na Netflix é pura poesia em forma de série. Baseada nos poemas e contos de Edgar Allan Poe, fala-nos sobre o declínio da família Usher, liderada pelos irmãos Madeline e Roderick Usher. No início, percebemos logo que os seis filhos de Roderick estão mortos. São oito episódios, e cada um conta a história da morte de um deles. A série aposta menos no terror visual do que as primeiras, mas deixa-nos sempre com um ligeiro anseio sobre o que acontecerá a seguir.

Fonte da capa: Netflix Tudum

Artigo revisto por Mariana Céu

AUTORIA

LINKEDIN | + artigos

A Maria João tem 24 anos e é aluna de Mestrado em Jornalismo. Desde cedo manifestou amor às artes e à escrita, entrando assim para o Jornalismo Cultural. Sempre acompanhada de um livro, a pensar em frases icónicas de filmes e séries, ou a cantarolar uma música qualquer, encontrou na ESCS Magazine a oportunidade de escrever sobre os seus temas preferidos!