Informação

Mil estudantes portugueses expulsos de hotel em Espanha

Cerca de mil estudantes portugueses que participavam na viagem de finalistas em Benalmádena, Málaga – no sul de Espanha – foram expulsos do hotel esta sexta-feira.

Os jovens já estão a ser encaminhados para Portugal, confirmou a subcomissária da PSP Helga Fiúza. O motivo da expulsão teve a ver com “mau comportamento” e “desacatos no hotel”, associados ao consumo de álcool.

Segundo a mesma fonte, dois agentes do comando de Lisboa da PSP – que já estavam destacados naquela zona no âmbito de um protocolo de comissarias europeias – estão a acompanhar as autoridades espanholas em Benalmádena.

Metade deste grupo de cerca de mil jovens foi expulso do hotel na sexta-feira e já foi encaminhado para Portugal de autocarro. Os restantes tiveram ordem de saída este sábado e deverão regressar ao país ainda hoje.

Contactadas pelo Observador, fontes da Direção Nacional da PSP não avançaram detalhes sobre a origem dos estudantes nem o nome do hotel onde os desacatos tiveram lugar. Uma fonte da Direção Nacional da PSP adiantou apenas que “o comportamento – dos estudantes expulsos – extrapolou o aceitável”.

É de salientar que milhares de estudantes portugueses do ensino secundário estão em várias localidades do sul de Espanha em viagem de finalistas. Benalmádena, Marina D’Or e Punta Umbria são alguns dos destinos escolhidos.