Nadador algarvio retira Pietie Bell do pódio
Filipe Santos, nadador algarvio de 30 anos, conquistou três recordes no dia 16 de fevereiro de 2019: mundial, europeu e nacional da classe SM21- Síndrome de Down –, na prova dos 25 metros mariposa do Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada, que teve lugar nas piscinas Municipais da Guarda. Nesta prova, concorreram 132 nadadores, de um total de 22 clubes portugueses.
Com apenas 15,59 segundos, Filipe Santos passou a ocupar o primeiro lugar – ocupado anteriormente pelo sul-africano Pietie Bell, que concluíra a mesma prova em 15,75 segundos em 2008.
Filipe Santos, atleta da Associação Desportista e Cultural de Portimão e pupilo do recordista open e masters de Síndrome de Down, Paulo Sousa, mencionou que mariposa é o seu estilo de natação predileto e por isso seria uma aposta “poder melhorar” novamente na Guarda. O recordista reconhece ainda que não chegaria ao topo sem o apoio do seu treinador Paulo Sousa e afirma que a sua conquista foi o fruto da sua dedicação à natação.
A sua ambição não para por aqui. Filipe já mira a próxima disputa, o Campeonato da Europa, que irá decorrer em setembro na ilha italiana Sardenha. Até lá, o nadador algarvio espera ainda na cidade guardense “poder melhorar” outros traços pessoais.
Filipe Santos era já havia conquistado o recorde mundial (14,15s) a 18 de fevereiro de 2017.
De acordo com a Associação de Natação de Lisboa (ANL), os nadadores competem nas seguintes classes de deficiência:
1 a 10: para deficientes físicos;
11 a 13: para deficientes invisuais ou com severas deficiências de visão;
14: para portadores de deficiência intelectual;
16: para transplantados;
17: para autistas;
21: para portadores de Síndrome de Down.
No entanto, os números das classes são precedidos de letra conforme o estilo de nado:
S: para livres, costas e mariposa;
SB: para o estilo de bruços;
SM: para estilos.
Em anexo terá acesso aos resultados das classificações finais do Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada.
https://fpnatacao.pt/Resultados/provas1819/12cninvadaptada/index.html
Artigo revisto por: Joana Silvério
AUTORIA
Paula Suaila é uma estudante de jornalismo e redatora da secção Moda e Lifestyle. É semi-careca, é também a irmã perdida da Kelly Malcolm do Jurassic Park e tem quase a certeza de que, há duas vidas passadas, viveu na Dinastia Joseon. Quando não está a maratonar (#bingewatching) um drama coreano está a ler ou a ver algo relacionado com moda.