Nicolau, namorado de Amélia

Nicolau, proveniente do Brasil, chegou a Portugal para melhorar Lisboa. Com novos odores e sabores, partilha a sua paixão por comida e por café. Nicolau é um aristocrata altivo, curioso e corajoso, com sangue alemão, mas que floresceu e tornou-se numa referência em Lisboa.

Uns dias depois da sua chegada à capital, conhece Amélia e apaixona-se perdidamente. Amélia, a namorada de Nicolau, ostenta um magnífico penteado cor de rosa. Conhecida por ser a baronesa de Campo de Ourique, encanta os corações de todos os que passam por ela.

Basílio, por sua vez, já tinha saudades da santa terrinha lisboeta. Foi um empreendedor brincalhão e temperamental e tornou-se num dos grandes barões do café no século XIX, no Brasil. Mas foi em Portugal que desafiou o seu primo Nicolau para criarem a sua própria fazenda e prosperarem com a exportação de café.

Mas quem são Nicolau, Amélia e Basílio?

Esta deverá ser a pergunta que mais apareceu na tua cabeça. Ora bem, Nicolau, Amélia e Basílio são três personagens canídeas que deram origem e nome a três cafés na capital portuguesa. Nicolau, a personagem principal, é um cão salsicha vestido de fato e gravata. Já Amélia é uma cadela de raça poodle com pelo branco e madeixas cor de rosa, vestida de azul. O primo Basílio foi inspirado numa personagem de Eça de Queirós com o mesmo nome. Basílio é um cão de raça jack russel, vestido de amarelo. I love Nicolau é o nome artístico que a empresa Tesouro Jamim Lda. dá ao site que junta estes três cafés originais.

Fonte: I Love Nicolau (screenshot) – https://www.ilovenicolau.com/pt/sobre-nos/


Nicolau

O Nicolau Lisboa Café nasceu no verão de 2016, numa esquina lisboeta, na Rua de São Nicolau, 17, Baixa. O café está aberto de segunda a domingo, das 8h30 às 20h. Seja para tomar o pequeno-almoço, para tomar um brunch ou até mesmo para um lanche ajantarado, o Nicolau está sempre aberto para servir os seus melhores pratos.

No Nicolau podes encontrar de tudo. Há entradas, saladas, hambúrgueres, tostas, sobremesas panquecas… e a lista continua! As tão famosas bowls também já chegaram ao Nicolau. Para beber, também não se fica pelo básico. Os smoothies, em canecas com formato de caveira, são a sensação ideal para refrescar nos dias mais quentes. E porque um café fancy deve também ser ecológico, o Nicolau já fornece palhinhas biodegradáveis por mais dez cêntimos.

Fotografia de Rita Asseiceiro
Legenda: Variedade de pratos que o Café Nicolau tem para oferecer

Se és vegan ou vegetariano e já estás a pensar que este café não é o ideal para ti, põe essa ideia de lado. O Nicolau oferece uma grande variedade de produtos, quer seja hambúrgueres de grão de bico e batata doce ou até mesmo uma panqueca de aveia. O prato que provavelmente te vai surpreender mais é o arroz doce de coco vegan servido com fruta (é verdade, eles têm mesmo).

Dinheiro não vai ser uma desculpa para não visitares o Nicolau. Os preços são bastante acessíveis, contudo varia consoante o que pedires. Também os empregados são um motivo para ires ao café. A simpatia e a conversa fluída tornam a tua experiência ainda melhor. Para os dias mais frios, também não se esqueceram de te proporcionar o maior conforto possível: estão uns cobertores à entrada para te aqueceres enquanto estás na esplanada.

Fotografia de Rita Asseiceiro
Legenda: Entrada do Café Nicolau com os cobertores prontos a serem usados

Há elementos que deves ter em conta na ementa: o símbolo “V”, que significa que o prato é vegetariano; o “GF”, que significa glúten free, ou seja, os produtos utilizados não têm glúten; um coração significa que é a escolha do Nicolau, que te aconselha a provar e, por último, o símbolo de uma malagueta quer dizer que o prato tem produtos picantes, portanto depois não digas que não te avisei.

O melhor conselho é ir a estes três cafés sempre de mente aberta. Se tiveres um gosto mais peculiar, atenção: são utilizados muitos ingredientes que podem não ser do teu agrado, ou porque nunca experimentaste ou porque não gostas muito. No entanto, o espírito não é esse e tem de mudar rapidamente. O ideal é experimentares um pouco de tudo. Podes até ir com um grupo de amigos, pedirem vários pratos e depois provarem um bocadinho de cada.

Tanto o Amélia como o Nicolau preparam novidades para os seus clientes. Se gostaste tanto do Nicolau como eu e queres oferecer a oportunidade de usufruir do mesmo a um amigo ou a um familiar teu, podes adquirir um voucher no valor de 15 euros por pessoa. Basta ires a um dos cafés ou enviares por e-mail para info@ilovenicolau.com e recebê-lo-ás em casa.

O Nicolau é um cão bastante instagramável, portanto o seu café não poderia ficar aquém. Todo o espaço é perfeito para encheres o teu Instagram de novas fotos. Também a comida tem um ótimo aspeto, porque primeiro que tudo são os olhos que comem. Abre o apetite dos teus amigos a partir de uma simples foto no feed!


Fotografia de Rita Asseiceiro

Esta é uma de muitas sugestões para um belo dia de sol. Brevemente, podes saber mais sobre a Amélia e o primo Basílio, na ESCS MAGAZINE.

“Se até Nicolau se apaixonou, é impossível não se deixar levar também.”

Artigo corrigido por Mariana Coelho

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *