Música

NewJeans: o mais recente sucesso do K-Pop

Durante muitos anos, a indústria do Pop Coreano deparou-se com um modelo fixo de treinamento, marketing e estética. Será que quebrar o padrão que permanece intacto há anos resulta? As NewJeans mostraram-nos que sim. Deixa-me explicar-te como!

Tudo começou quando, sem qualquer aviso ou ações promocionais prévias, no dia 21 de julho deste ano, um grupo desconhecido até então lançou no Youtube a música Attention. Só isto já é algo novo, sendo que o que é normal no K-Pop é haver vários teasers de grupo e individuais antes do debut musical para estimular o interesse das pessoas pelo conceito e pelos próprios integrantes.

Mesmo sem saber nada sobre as cinco raparigas que aparecem no vídeo, o público ganhou interesse pela estética Y2K e sonoridade refrescante que o grupo trouxe a uma indústria conhecida normalmente pela mistura de géneros musicais e visuais fortes. A faixa faz uso de um instrumental R&B e groovy e o refrão viciante deixou o público ansioso por saber e ouvir mais.

Um dia depois surge a introdução da próxima faixa do grupo, Hype Boy. No vídeo introdutório são finalmente revelados os nomes das integrantes, sendo estas Hyein, Hanni, Danielle, Haerin e Minji. No dia seguinte surgiu não um vídeo, mas sim quatro, sendo estes versões diferentes de Hype Boy, juntamente com o EP intitulado com o nome do grupo que contava com mais duas músicas, Hurt e Cookie, que viriam também a ganhar videos mais tarde. 

Os diferentes vídeos para Hype Boy vieram trazer mais conteúdo individual das integrantes, mas cada um focado na história romântica de uma integrante diferente, sendo que duas integrantes partilham um vídeo. Toda a gente parou para analisar as histórias que as meninas trouxeram, especialmente a versão da Hanni, uma vez que o seu interesse romântico revela ser uma personagem feminina, no final do video, e os temas LGBTQIA+ são ainda muito poucos abordados na indústria pelo facto da Coreia do Sul ser ainda um país conservador. 

O feedback do público geral estava a ser positivo. Os fãs de outros grupos viam-se interessados por um grupo tão diferente dos outros e pelas pequenas coisas, como por exemplo o design do EP que ganharia a forma de uma mala, dando assim algum uso a um item que normalmente se adquire apenas para ficar na prateleira. 

Integrantes das NewJeans com o EP
Fonte: Instagram

Por esta altura, já o público curioso sabia que o grupo era gerido pela empresa ADOR, responsabilidade de Min Hee-jin, já antigamente exaltada pelo trabalho que desenvolveu como criativa na SM Entertainment. Depois de trabalhar com grandes nomes do K-Pop como Girls Generation, Red Velvet, EXO e SHINee, agora assume o papel de CEO da empresa responsável por este novo sucesso. 

Pequenas técnicas pensadas pela empresa e utilizadas com o grupo mostraram-se importantes, sendo uma delas o facto de a gravação do álbum ter sido feita sem o instrutor vocal para que cada integrante pudesse cantar no seu estilo sem quaisquer restrições. A ausência de aviso antes do seu debut, a atribuição de utilidade ao álbum físico, a sonoridade que foge ao estilo mais experimental e o visual simples e leve: todos estes detalhes contribuíram para o atual sucesso do grupo. 

Min Hee-jin, CEO da ADOR
Fonte: Instagram

Entretanto, levantava-se também um discurso bastante comum na indústria: teriam os membros das NewJeans idade suficiente para lidar com a exposição ao público? 

Hyein, a integrante mais nova, nasceu no ano de 2008 e Minji, a integrante mais velha, nasceu em 2004. Apesar de ser algo comum na indústria do Pop Coreano, esta questão trouxe mais uma vez discussões sobre a exposição de menores a uma área na qual a estética e o trabalho estão muitas vezes à frente da própria saúde mental e física. 

Ainda que o tema continuasse ativo em várias plataformas online, logo na primeira semana desde o lançamento do EP o grupo estava a quebrar recordes com mais de 310 mil cópias vendidas. 

As danças simples mas divertidas de aprender e de dançar começaram também a ganhar mais atenção com o lançamento das performances nos programas de música semanais e com a constante utilização dos áudios das músicas no TikTok. As músicas continuam até hoje no topo dos charts da Coreia do Sul. Attention, Hype Boy e Cookie foram hits de sucesso por todo o país. Não só os habituais fãs de K-Pop mas também os próprios idols da indústria mostravam a sua adição à sonoridade e às coreografias das NewJeans. Internacionalmente continuam a ser tema de conversa pela estratégia inovadora, que foge ao padrão dos trailers excessivos e visuais extravagantes. 

O nome do grupo foi pensado no sentido em que calças de ganga são uma peça de vestuário comum entre todas as gerações, mas, no entanto, cada geração fica marcada por um tipo específico de jeans. As NewJeans pretendem assim ser a referência da cultura pop na sua geração e têm todo o potencial para o conseguirem. 

Em dezembro poderemos contar com o lançamento de uma música de Natal cujos fãs arrecadados até agora aguardam ansiosamente. Depois de leres este artigo também ficaste curioso para espreitar este novo lançamento?

Fonte da capa: K-Pop Database

Artigo revisto por Mariana Saião

AUTORIA

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Com interesses em várias áreas, a experimentação faz parte do currículo da Joana. Atualmente estudante de Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social, quer desenvolver o amor que tem pela escrita utilizando a Magazine como ponto de partida. Desde a música, passando pela política, filosofia e até ficção, são várias as áreas onde pretende deixar as suas palavras escritas.