Informação

Nova Deli ativa estado de emergência de saúde pública devido a excessiva poluição

A cidade indiana entrou em estado de emergência de saúde pública devido ao ar tóxico que se respirava em Nova Deli e nos dois estados vizinhos.

Fonte: EPA

Os níveis de pequenas partículas atmosféricas PM2.5 em Nova Deli estão a 533 microgramas por metro cúbico. O nível de PM2.5 recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 25 microgramas por metro cúbico numa média de 24 horas. Devido aos valores elevados, foram distribuídos cinco milhões de máscaras. Durante a próxima semana as escolas estarão encerradas, todas as construções civis serão suspensas e será proibido utilizar fogo de artificio.

A situação já não é nova para os habitantes de Nova Deli. Durante o mês de novembro, os estados vizinhos de Punjab e de Haryana realizam queimadas para limpar os campos. A piorar a situação estiveram também os fogos de artificio lançados a 27 de Outubro para celebrar a festa hindu de Diwali. A estas duas situações de exceção acresce a poluição já habitual provocada por milhares de construções, pelas fábricas e pelos 20 milhões de veículos que circulam pela capital indiana.

O chefe de governo descreveu a cidade como “uma câmara de gás” no Twitter. Índia é um dos países mais poluentes do mundo. Numa população total de 1,33 mil milhões de pessoas, cerca de 700 milhões de indianos são expostos a níveis tóxicos de poluição.

Artigo revisto por Ana Cardoso