Síntese do mês de outubro

Eleições em Portugal

Foto de: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Portugal foi mais uma vez a votos. Depois de quatro anos de geringonça, a vitória foi novamente para o PS. Mas as eleições trouxeram novidades, há três novos protagonistas na história do parlamento português. Pela primeira vez há um assento ocupado por um partido de extrema-direita, o Chega. A iniciativa Liberal e o Partido Livre também conseguiram um deputado. Este vai ser o governo com mais ministros e com mais mulheres da história portuguesa.

Brexit

Foto de: ANDY RAIN

O Reino Unido mantem-se sem um acordo que agrade a todas as partes para avançar com o Brexit. Boris Johnson prometeu que a saída seria em Outubro, mas a verdade é que ela foi adiada até 31 de Janeiro de 2020. O acordo que o primeiro-ministro trouxe da reunião com os representantes da União Europeia foi aprovado no parlamento britânico com 329 votos a favor e 299 contra. No entanto, a calendarização foi motivo de discórdia e o primeiro ministro ameaçou com eleições antecipadas. E cumpriu, o Reino Unido vai a votos a 12 de Dezembro.

Barcelona

Foto de: Joan Mateu

O Supremo Tribunal espanhol tornou públicas as condenações de nove líderes do movimento independentista, o que motivou cidadãos catalães a irem para as ruas, em protesto. As manifestações contaram com estradas bloqueadas, objetos a arder, ácido, pedras e vários detidos. O que começou por ser uma demonstração pacífica desembocou em centenas de feridos nos protestos que decorreram durante dias em Barcelona.

Hong Kong

Foto de: FAZRY ISMAIL/EPA

Também a cidade de Hong Kong contou com protestos no mês de outubro. Tornaram-se violentos, tendo havido confrontos entre a polícia e os manifestantes. A manifestação não autorizada culminou com vários detidos e feridos, locais vandalizados e encerrados. A crise política que assola Hong Kong desde junho deve-se à lei da extradição. O Governo já anunciou a retirada da lei, mas os manifestantes fazem outras reivindicações. O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou que o princípio “um país, dois sistemas” se manteria.

Artigos recentes

Crítica a The Politician

A descrição “comédia dramática” nunca havia sido tão bem aplicada antes. The Politician, uma das mais recentes apostas da Netflix, traz fortes emoções, para além

Ler mais »

te·sou·ro

(latim thesaurus, -i) substantivo masculino 1. Grande quantidade de ouro, prata, coisas preciosas, posta em reserva. 2. Lugar onde se guardam esses objetos (tipicamente escondido)

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *