Informação

Novo sismo no Nepal

Um novo sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter atingiu o Nepal, segundo o United States Geological Survey. O epicentro teve lugar entre a capital Katmandu e o Monte Evereste. O instituto deu também conta de uma violenta réplica, de 6,3 na escala de Richter.

O sismo deu-se às 12h35 locais, ou seja, às 07h50 desta terça-feira na hora lisboeta. As autoridades nepalesas revelaram que “ainda não há informações de destroços na cidade”. A mesma fonte afirmou: “Foi [um terramoto] muito grande e durou mais do que um minuto”.

O novo sismo que abalou o Nepal teve o seu epicentro a leste de Katmandu, a cerca de 80 quilómetros de distância da capital do país, numa área rural próxima da fronteira com a China. O terramoto de magnitude de 7,8 que atingiu a cidade (e o país) há cerca de duas semanas – a 25 de abril – teve o epicentro também a cerca de 80 quilómetros de Katmandu, mas no lado oeste, tendo causado pelo menos 8.000 mortos e causadas perdas irreparáveis em património histórico nacional nepalês e mundial.

A capital nepalesa Katmandu encontra-se numa zona de grande atividade sísmica, sendo que a última vez que tinha sido destruída por um terramoto com as mesmas consequências fora em 1934.

O sismo lançou de novo o pânico em Katmandu, de acordo com a repórter da Al Jazeera Annette Ekin: “A terra começou a mover-se. Toda a gente correu para as ruas e todas as lojas estão agora fechadas”, afirmou.

O terramoto, tal como o de 25 de abril, foi sentido na capital da Índia, Nova Deli, e e obrigou à interrupção da circulação do metropolitano durante 15 minutos. Na Índia já há notícia de uma vítima mortal, na província de Uttar Pradesh. A casa em que a pessoa estava ruiu e esta ficou sob os escombros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *