Atualidade,  Informação

O número de desempregados inscritos no IEFP aumentou

Captura de ecrã 2015-12-20, às 16.00.04

O número de desempregados inscritos no IEFP aumentou para cerca de 65 mil.

Segundo indicam estatísticas divulgadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), pulicadas este sábado, o número de desempregados inscritos nos serviços de emprego subiu para 64.695 em novembro: um aumento de 3% face ao do ano passado, quando comparado com o mesmo mês.

O IEFP aponta para que o total de desempregados assentados no país em novembro tenha diminuído 8% em comparação ao mês de 2014 (menos 47.833 indivíduos) e aumentado 1,5% face ao mês de outubro (8.220).

Contudo, as diferenças repartem-se um pouco por todo o país. De acordo com os mesmos dados, a região do Alentejo foi a única que, em termos homólogos não registou um aumento do fluxo de desemprego; já no Algarve, verificou-se um incremento de 9.1%.

“A nível regional, e comparando com o mês homólogo de 2014, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, com a exceção da Região Autónoma da Madeira, onde a evolução foi de sinal contrário (subida de 2,9%). Em relação ao mês anterior destaca-se o aumento percentual do desemprego na região do Algarve (+ 31,3%)”, destaca o IEFP.

Consoante a variação dos números, as razões que os justificam mantêm-se: o fim de trabalho não permanente é o principal motivo pela qual as pessoas se registam nos centros de emprego (30.020 pessoas), seguindo-se dos despedimentos (5232) e das dificuldades em entrar no mercado de trabalho (4915 ex-estudantes).

Face a estes dados, ao longo do último mês de novembro, verificou-se uma subida das ofertas de emprego recebidas, sendo ao todo 13.237 pelo país. Em novembro de 2014, este número foi mais que 595, inferior ao mês anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *