O passado recente dos clássicos.
A nível futebolístico, hoje encontramo-nos na fase que a maioria considera menos interessante, a pausa de seleções. E não há nada melhor para relembrar o futebol de clubes do que abordar os grandes clássicos do nosso país.
Desde sempre que existem três clubes que se destacam dos restantes em Portugal e, recentemente, tivemos a oportunidade de assistir a um clássico em que o Sport Lisboa e Benfica saiu por cima, vencendo o Futebol Clube do Porto por 4-1.
Apesar da vitória do conjunto vermelho e branco no último duelo com a equipa nortenha, o histórico revela que os azuis e brancos foram mais vezes felizes contra o Benfica do que o contrário.
Nos últimos anos, o jogo entre estas duas equipas que fez o conjunto nortenho mais feliz foi, muito provavelmente, a vitória por 2-1 com um golo de Kelvin ao cair do pano, que deu o campeonato de 2012/2013 aos dragões.
Já no lado do Sport Lisboa e Benfica, considero que a vitória por 1-2 no Estádio do Dragão na época 2018/2019, a famosa temporada da reconquista, foi a mais emblemática para o conjunto vermelho e branco.
No entanto, no maior duelo entre equipas da mesma cidade, o Sport Lisboa e Benfica sorriu mais vezes do que o Sporting Clube de Portugal.
O jogo da vida de Geny Catamo, até ao momento, pode ser considerado o momento do título para o Sporting na temporada transata. A vitória por 2-1 em Alvalade, com dois golos deste extremo moçambicano, catapultou o Sporting para o vigésimo título de campeão nacional no seu palmarés.
Para a equipa da Luz, nos anos mais recentes, o jogo mais impactante contra o seu eterno rival terá sido a vitória expressiva por 5-0 na Supertaça Cândido de Oliveira, no ano de 2019.
No frente a frente entre o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto, a equipa nortenha venceu mais vezes os lisboetas.
Por um lado, os verdes e brancos são líderes do campeonato. O último duelo entre estas duas equipas fortíssimas, em que o Sporting venceu por 2-0, demonstrou que a equipa leonina tem sido muito mais coesa do que os dragões.
Por outro lado, a reviravolta histórica contra um dos eternos rivais de 3-0 para 3-4, na Supertaça Cândido de Oliveira, fez com que o Futebol Clube do Porto ganhasse o único troféu já disputado na temporada atual.
Em suma, estas três equipas são, de uma forma clara, as mais emblemáticas em Portugal e têm proporcionado aos seus adeptos jogos com contornos absolutamente épicos.
Fonte da Capa: Eco
Artigo revisto por Pedro Filipe Silva
AUTORIA
João Almeida, nasceu em Lisboa e está, atualmente, no primeiro ano de jornalismo.
A comunicação foi sempre uma área que o conseguiu cativar. A área do desporto, em particular, está presente na sua vida desde tenra idade, é atleta federado de andebol há 10 anos e o trabalho em equipa sempre teve uma grande preponderância na sua vida.
A entrada na ESCS magazine representa um desafio para o qual está bastante motivado, devido ao facto de esta possuir diversos departamentos relacionados com vários tópicos que estão muito presentes no seu quotidiano, como a música e o desporto, já referido anteriormente.