Desporto

O Super Gil Vicente de Ricardo Soares

O Gil Vicente continua a sua caminhada de sonho no campeonato português. A equipa orientada por Ricardo Soares, que já há muito se assumiu como a equipa sensação da Liga, mantém a quinta posição na tabela classificativa com apenas um ponto de desvantagem para o quarto lugar, somando não só bons resultados, como também excelentes exibições.

Ricardo Soares monta a sua equipa num 1-4-3-3 clássico durante o processo ofensivo. Com dinâmicas e ideias bem definidas, os ‘gilistas’ praticam um futebol que tem tanto de simples como de atrativo. Aproveitam toda a largura e comprimento do campo, promovendo diversas combinações, alternando-as com movimentos de rutura nas costas adversárias.

O Gil Vicente é, atualmente, o quinto melhor ataque da prova com 37 golos marcados. Leva já mais quatro golos apontados do que na época passada, em todo o campeonato.

Defensivamente, a turma de Barcelos continua a mostrar uma extrema competência. O Gil opta, maioritariamente, por uma pressão alta na tentativa de condicionar a construção adversária, mas também sabe esperar mais atrás, como acontece regularmente nos jogos contra os “grandes”. Os duelos no Dragão e na Luz são dois bons exemplos da inteligência e maturidade defensiva da equipa de Ricardo Soares. No primeiro, reduzidos a dez elementos desde o minuto três, aguentaram-se e conseguiram arrecadar um ponto no terreno do líder, enquanto que na Luz acabaram mesmo por vencer sem deixar sequer que os encarnados criassem perigo para a sua baliza.

Com 25 golos sofridos na prova (menos um do que o Benfica), o Gil Vicente assume-se como a quarta melhor defesa da Liga Portugal Bwin, em igualdade com o SC Braga.

As figuras

É verdade que este Gil Vicente vale sobretudo por aquilo que é como equipa, mas é impossível não olharmos especificamente para alguns jogadores que se têm destacado para lá do normal/expectável. Estes são os meus principais destaques:

Samuel Lino

Fonte: Lusa

Tem atuado como extremo-esquerdo no esquema de Ricardo Soares. Dotado de uma grande capacidade de desequilíbrio no 1×1, é muito veloz e astuto no momento da finalização. É a principal figura da equipa com dez golos e cinco assistências em 30 jogos. No final da temporada, fruto do bom desempenho, deverá rumar a Espanha para assinar com o Atlético de Madrid.

Fran Navarro

Fonte: Octávio Passos / Global Imagens

Nascido em Espanha, chegou a Barcelos no início desta temporada proveniente da equipa B do Valência. Soma já 13 golos com a camisola do Gil Vicente, assumindo-se como o melhor marcador da equipa na presente época. Mais do que os golos, Fran Navarro contribui também com vários movimentos de apoio aos médios, um pouco à semelhança do que faz Paulinho no Sporting CP.

Kanya Fujimoto

Fonte: Getty Images

É um dos médios interiores da equipa de Ricardo Soares e aquele que tem mais liberdade ofensiva. É uma das peças fundamentais no modelo de jogo “gilista”, principalmente pela sua criatividade e habilidade em espaços mais reduzidos. O nipónico de apenas 22 anos completa esta época o seu segundo ano de empréstimo proveniente do Tokyo Verdy.

Pedrinho

Fonte: Global Imagens

Pedrinho é o outro médio interior do Gil Vicente. Sem pisar tantas vezes terrenos adiantados como Fujimoto, o português de 29 anos é o jogador do plantel barcelense que mais assistências tem (nove). Tem vindo a fazer um campeonato de grande nível, o que lhe valeu o prémio de melhor jogador do mês de fevereiro.

Foi na temporada 1999/2000 que o Gil Vicente conseguiu a sua melhor classificação de sempre no principal escalão do futebol português: um quinto lugar, depois de conquistar 53 pontos. Atualmente, com 26 jogos decorridos, o Gil Vicente leva 45 pontos, fruto de 12 vitórias, nove empates e cinco derrotas. Parece haver um novo recorde à vista em Barcelos.

Fonte: Zero Zero

Revisto por Catarina Peixe

AUTORIA

+ artigos