Obras atribuídas a Goya podem afinal não ser do pintor

A especialista Juliet Wilson-Bareau afirma que muitos dos quadros atribuídos ao famoso pintor Goya são, afinal, de outros autores.

Juliet Wilson-Bareau é professora na Universidade de Oxford sobre o pintor e já foi curador de diversas exposições do mesmo. A especialista confessou ao jornal The Observer que todos os anos assiste a leilões de quadros vendidos como obras de Goya, mas que não são autênticos. Apesar de os negociantes saberem que a origem dos quadros é duvidosa continuam a comercializados.

A especialista reconhece que este fenómeno só é possível porque “todos querem ter quadros de Goya e ninguém se importa se são ou não de autoria duvidosa”.

Muitos dos quadros que se vendem como autênticos são, na verdade, pinturas de assistentes ou aprendizes de Goya. Juliet Wilson-Bareau avisa que são muitos os quadros cuja autoria atribuída é errada e, por isso, aconselha os museus a reexaminar os quadros existentes de forma a esclarecer quais são os verdadeiros autores.

“Temos estado esquecidos desta situação há demasiados anos e chegou a hora de esclarecer. Quase todos os museus que têm um Goya devem confrontar-se agora com a questão de possuírem ou não um Goya problemático”, afirma a especialista.

O acervo do The Metropolitan Museum, em Nova Iorque, já está a par da situação e começou a analisar a autenticidade dos quadros que pertencem à instituição.

Goya foi um importante pintor espanhol do século XVIII. Entre as suas obras mais conhecidas está a obra “O fuzilamento de 3 de maio” e a “Maja Nua”. As suas obras podem ser vistas no museu do Prado, em Madrid, no museu do Louvre, em Paris, e no National Gallery, em Londres, entre outros.

Artigo corrigido por Adriana Alves

Artigos recentes

Dicionário web-summitês-português

            A páginas tantas do Livro de Desassossego, Fernando Pessoa – ou Bernardo Soares, como preferirem – escreve, a respeito a língua portuguesa, a afirmação

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *