Atualidade,  Informação

One day you’re in and the next day you’re out

8 de novembro de 2016. A data parece-nos longínqua, mas na verdade muitas decisões serão tomadas até lá. As eleições para escolher o sucessor de Barack Obama acontecem só no próximo outono, mas as Primárias tiveram por estes dias um arranque “quente”, num prenúncio de surpresa de última hora.

As eleições primárias norte-americanas, que antecedem as eleições presidenciais, começaram na passada segunda-feira, no estado americano do Iowa, onde o sistema de votação é conhecido por caucuses. Nestas assembleias reúnem-se no mesmo espaço os apoiantes de um determinado partido, que escolhem os delegados que os representam durante as eleições primárias e que, posteriormente, escolhem delegados para que em julho e agosto seja escolhido apenas um candidato.

A maior surpresa da noite chegou pelo lado do Partido Republicano, com o candidato Ted Cruz a vencer no estado que inaugura as primárias dos dois grandes partidos.

Os 28% apontados ao magnata Donald Trump nas sondagens que antecediam este arranque acabaram por pender para o lado do outro candidato americano. Cruz obteve um total de 27.65% de votos e oito delegados contra 24.31% de votos e sete delegados de Trump. Marco Rubio foi o terceiro candidato mais votado com uma percentagem de votos de 23.1%, muito próximo do segundo candidato.

No que toca ao Partido Democrático, a contagem total dos votos só terminou no dia seguinte, com a previsão de um empate técnico entre a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, e Bernie Sanders. O mesmo veio a confirmar-se, sendo que a candidata reuniu 49,86% dos votos e 23 delegados, enquanto o candidato, que conta com o apoio dos grupos etários mais jovens, ficou nos 49,57% e conta assim com 21 delegados. Uma vez que a partilha de votos foi tão dividida entre ambos, o terceiro candidato, Martin O’Malley, despediu-se da campanha e da corrida.

Este arranque é acompanhado de perto pelos cidadãos, uma vez que o Iowa é um estado considerado estratégico para tentar perceber quem se mantém firme e quem tropeça pelo caminho.

Segue-se o estado de New Hamsphire, na costa leste, que já recebeu por estas horas vários candidatos. Dois dos nomes mais bem colocados nas intenções de voto são John Kasich e Jeb Bush, irmão do ex-presidente, George W. Bush. A próxima votação ocorre a 9 de fevereiro numa paragem que, mais uma vez, pretende deixar alguns candidatos pelo caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *