Atualidade,  Informação

Orçamento de Estado: despesas com educação vão aumentar 5,3%

pescada1

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, foi hoje ouvido no Parlamento e garantiu que o Orçamento de Estado prevê um aumento da despesa na educação de 5,3%.

Estas declarações vêm contrariar a ideia de que o novo Governo está a diminuir o investimento na Educação, depois de o governo ter sido acusado pelo deputado do PSD, Amadeu Albergaria, de ter apresentado um orçamento “que não espelha o que [foi prometido] aos portugueses”.

Juntas as despesas previstas, os gastos rondarão os seis mil milhões de euros (mais 300 milhões do que o previsto inicialmente no OE de 2015). No entanto, a oposição apontou, em discussão parlamentar, que o valor em questão é inferior em 82 milhões de euros (o que equivale a 1,2%) à execução prevista do ano passado.

Tiago Brandão Rodrigues respondeu aconselhando os deputados da oposição a “compararem o que é comparável”, ou seja, os orçamentos iniciais dos dois anos, e sublinhou que mesmo tendo em conta as “cativações” e “reservas” associadas ao Orçamento, as verbas para a Educação vão ser sempre superiores às do ano passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *