Os enigmas de Holly Jackson: da estreia triunfante aos mistérios futuros
Fazer sucesso com um livro de estreia não é algo comum no mundo da literatura, mas foi o que aconteceu com Holly Jackson.
A autora nasceu em Londres e licenciou-se em Linguística Literária e Escrita Criativa, na Universidade de Nottingham. Desde muito nova tem o gosto pela escrita e adora podcasts e documentários de true crime.
O seu livro de estreia, A Good Girl’s Guide To Murder, publicado em 2019, conta a história de Pippa, uma jovem de 17 anos que decide acabar o seu último ano do secundário com um projeto final bastante peculiar. Não consegue afastar a sensação de que a história do assassinato de Andie Bell não está bem contada: todos na cidade acreditam que, cinco anos antes, a popular jovem finalista fora assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidara por não conseguir carregar essa culpa. Determinada a descobrir a verdade, Pip inicia uma nova investigação, tornando-a tema do seu trabalho. No entanto, há alguém em Fairview que não quer que os segredos do passado sejam desenterrados.
Este livro foi um sucesso instantâneo e rapidamente se tornou um clássico do querido booktok, seguindo-se as sequelas Good Girl, Bad Blood e As Good As Dead.
Apesar de muitos desconhecerem a sua existência, esta trilogia tem uma prequela intitulada de Kill Joy, na qual o grupo de amigos de Pip se junta para um jantar de murder mystery. Não é crucial para o desenrolar da história dos restantes livros, mas é uma leitura leve e divertida que analisa a complexidade de cada personagem, mesmo antes da narrativa principal.
O incrível desta trilogia é a maneira como os livros estão conectados entre si, sem se estar à espera de tais plot twists atrás de plot twists.
Além do incrível mistério que permeia a trilogia, nos livros é também retratado o romance entre Pip e Ravi, o irmão de Sal. As personagens tornam-se parceiras na busca por respostas à morte de Andie e acabam por encontrar uma ligação especial entre si.
Pelo seu enorme sucesso, a trilogia recebeu uma adaptação em série, que será lançada em julho deste ano pela BBC. Esta conta com a conhecida atriz de Wednesday, Emma Myers, que dará vida a Pippa Fitz-Amobi e o grande envolvimento da própria Holly Jackson na sua produção, o que cria grandes expectativas a qualquer leitor e fã da autora.
Em 2023, seguindo o êxito desta trilogia, Jackson lançou o standalone Five Survive, que teve quase tanto reconhecimento como o primeiro livro lançado pela autora. Neste, seis amigos decidem fazer uma viagem de autocaravana quando, de repente, uma avaria obriga o grupo a suspender as suas férias, e os deixa perdidos no meio do nada . Mas isto parece tudo menos um acidente. Lá fora, há um atirador a vigiá-los e, enquanto o grupo tenta desesperadamente pedir ajuda, segredos começam a vir à superfície. Uma coisa é certa: nem todos sobreviverão àquela noite.
Mas se pensavam que ficava por aí, estão muito enganados!
A autora não desilude e traz um livro novinho em folha já no próximo mês, dia 2 de abril.
The Reappearance of Rachel Price promete bastante e está a deixar os fãs ansiosos por aquele que é, nas palavras de Holly Jackson, “o melhor livro que escrevi até agora”. Este policial retrata/narra a história de Bel, uma jovem de 18 anos, que viveu toda a sua vida na sombra do desaparecimento da sua mãe. Há 16 anos, Rachel Price desapareceu e a pequena Bel foi a única testemunha.
O caso volta a emergir quando a família Price decide fazer um documentário sobre o incidente. Bel apenas quer que as filmagens acabem e que a sua vida volte ao normal, quando o inacreditável acontece e Rachel aparece. Escusado dizer que a sua vida não voltará a ser como antes.
“I thought that was the peak of success.
Holly Jackson, em entrevista para The Bookseller
But it kept peaking and you might even say it’s still peaking now.”
A autora conquistou o coração de muitos leitores com a sua habilidade única de criar narrativas repletas de mistério e reviravoltas de que ninguém está à espera. Desde o seu livro de estreia até às suas obras mais recentes, Jackson continua a cativar os fãs com histórias intrigantes e personagens complexas, deixando-os sempre ansiosos por mais.
Está claro que o impacto da autora no mundo da literatura só cresce com o tempo, e que os seus livros continuarão a fazer sucesso entre os fãs.
Holly Jackson promete voltar a surpreender, trazendo para as prateleiras novos mistérios fascinantes a desvendar nas páginas dos seus livros.
Fonte da capa: Instagram (shan.books)
Artigo revisto por Carolina Rodrigues
AUTORIA
A Matilde está no primeiro ano de licenciatura em Publicidade e Marketing, onde entrou pois queria entender e estudar a razão do seu consumismo. Juntou-se à ESCS Magazine pois desde pequena que adora ler (principalmente ficção) e queria partilhar com o mundo esta paixão, tanto como as suas opiniões sobre a TBR que não acaba. Como não achou suficiente, decidiu juntar-se também à Correção Linguística, pois é sempre “aquela pessoa” que corrige os amigos quando fazem um erro gramatical.
Ao juntar-se à Magazine, a Matilde espera passar das reviews do Goodreads para algo maior e mais divertido, que melhor a prepare para o mundo real.