Os vícios do ofício da escrita de Pessoa e seus Heterónimos
“As Flores do Mal – absinto, ópio, tabaco e outros fumos” é um volume único, que reúne textos do ortónimo e seus heterónimos sobre os seus vícios. Através da editora Guerra&Paz, Pedro Norton oferece 51 fotografias exclusivas que ilustram estes pequenos excertos de loucura e vícios.
“Pouco nos interessa saber se Fernando Pessoa se embebedava, afundava no ópio ou se espetou alguma agulha morfinómana no delicado braço. Neste livro o que conta é a forma como os vícios, as drogas americanas que entontecem, lhe iluminam a escrita. Este é um livro de vícios: pessoal e íntimo.”
A capa é de madeira e trabalhada a laser. Cada livro é único e tem um número de série. É uma edição exclusiva que não terá mais reproduções, apenas 1500 exemplares serão produzidos e vendidos por Portugal.
Com um leque de fotografias únicas a preto e branco, Pedro Norton cria um diálogo entre as palavras de Pessoa e as suas fotografias. Imagens com verdadeira arte, que chocam pela naturalidade do vício que nelas é impressa.
“As Flores do Mal – absinto, ópio, tabaco e outros fumos” torna-se num livro essencial para a prateleira de qualquer amante de Fernando Pessoa. Uma edição única, nunca antes vista em Portugal. Um grande trabalho onde a fotografia alienada à poesia vale muito mais que mil palavras!
AUTORIA
O Tomás é um gajo com a mania de que sabe escrever e que tem opinião sobre tudo. Tem uma farta barba e reza a lenda que sem uma boa imperial nenhuma palavra lhe sai das mãos.